Notícia na íntegra

Segunda-feira, 23 de Junho de 2025 | Horário: 16:21
Compartilhe:

São Paulo vai sediar evento internacional ligado ao audiovisual em abril de 2026

Latam Content Meeting 2026 é dedicado a documentários, programas factuais e realities e terá apoio da Prefeitura com organização das secretarias de Cultura e Economia Criativa, de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e da Spcine

Com apoio da Prefeitura, São Paulo vai sediar o Latam Content Meeting 2026, evento internacional dedicado exclusivamente ao conteúdo não ficcional, como documentários, programas factuais e realities, que vai acontecer entre os dias 13 e 15 de abril. A confirmação aconteceu em La Rochelle, na França, no último dia 23 no Sunny Side of the Doc, encontro ligado ao mercado audiovisual, com os organizadores da mostra e a presidente da Spcine, Lyara Oliveira. Escolher São Paulo para sediar o evento em 2026 reforça o papel da cidade como polo audiovisual da América Latina, com forte infraestrutura, políticas de incentivo.

“Estamos muito felizes em realizar o Latam Content Meeting em São Paulo, a cidade abriga o maior mercado da indústria audiovisual brasileira, é uma vitrine da diversidade do Brasil e de fácil acesso a partir de qualquer país", afirmou Fernando Dias, presidente do Latam Content Meeting.

A edição de 2026 do LCM terá a participação, além da SPCine, das secretarias de Cultura e Economia Criativa e Desenvolvimento Econômico e Trabalho. “A escolha de São Paulo como cidade-sede do Latam Content Meeting 2026 reflete o reconhecimento da força da indústria audiovisual e do ecossistema de negócios que impulsiona o setor na capital paulista. 

A Spcine segue firmemente comprometida com o fortalecimento dessa presença global, ampliando oportunidades para profissionais e empresas do nosso setor”, afirma Lyara Oliveira.

O evento reuniu cerca de 100 convidados, entre executivos de canais como Arte France, NHK, BBC, France Télévisions, Grupo Globo, EBC, além de representantes de instituições públicas, fundos internacionais e produtoras de todo o mundo. O objetivo foi apresentar o Brasil como um destino estratégico para coproduções e negócios audiovisuais e convidar players globais a participarem da próxima edição do LCM.

Atualmente, a SPCine é uma das film commissions mais atuantes do país. "São Paulo tem investido de forma consistente na consolidação de políticas públicas que estimulam a economia criativa, com destaque para o audiovisual, um dos setores que mais geram emprego, renda e projeção internacional para a cidade. Sediar o Latam Content Meeting 2026 é um reconhecimento desse esforço é uma oportunidade de ampliar parcerias, atrair novos investimentos e reforçar São Paulo como um dos principais polos de inovação, cultura e negócios do mundo", afirma Totó Parente, Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

A participação brasileira no Sunny Side of the Doc também marca o início dos esforços de promoção internacional do LCM 2026. Como parceiro oficial do Latam Content Meeting, o Sunny Side of the Doc é responsável por organizar as sessões de pitching durante o evento brasileiro. 

Em 2025, as sessões contaram com mais de 150 projetos distribuídos em três categorias temáticas: Temas Atuais & Investigativos, Entretenimento Factual e Natureza & Meio Ambiente. Os 18 projetos finalistas, dois terços deles da América Latina, foram apresentados a tomadores de decisão nacionais e internacionais.

Aurélie Reman, diretora-geral do mercado internacional, afirma que a colaboração entre o Sunny Side of the Doc e o LatAm Content Meeting, apoiada por parceiros locais comprometidos como a Spcine e a Prefeitura de São Paulo, representa um novo modelo de cooperação internacional. 

“Nossas sessões de pitching têm promovido, de forma consistente, parcerias genuínas entre continentes. Para 2026 em São Paulo, nossa ambição é clara: ir além dos modelos tradicionais de coprodução e criar colaborações equitativas, baseadas no respeito mútuo e no intercâmbio criativo. Com a Europa como um pólo-chave de financiamento e distribuição, e o compromisso institucional do Brasil por meio da Spcine, estamos construindo uma plataforma onde as vozes latino-americanas não apenas participam — elas são parte fundamental do futuro da narrativa documental. Ficaremos felizes em receber ainda mais dessas vozes no Sunny Side of the Doc 2026”.


Sobre o Latam Content Meeting
O Latam Content Meeting foi criado para conectar produtoras latino-americanas a players globais, o LCM tem como objetivo fomentar parcerias em coprodução, vendas e licenciamento. A iniciativa é organizada pela Grifa Filmes e pela Stay & Fly Docs, com sessões de pitching realizadas em parceria com o Sunny Side of the Doc.

Sobre o Sunny Side of the Doc
Criado em 1990, o Sunny Side of the Doc é o principal mercado internacional voltado à coprodução e circulação de conteúdos documentais, lineares e interativos. Realizado anualmente em La Rochelle, França, o evento reúne mais de 2.000 profissionais de 70 países, entre produtores, canais, distribuidores e plataformas, promovendo quatro dias de networking, sessões de pitching, conferências e exibição de projetos. Organizado pela Doc Services, o Sunny Side integra o movimento global 1% for the Planet e o SDG Media Compact.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn