Notícia na íntegra
Prefeitura ultrapassa 70 mil árvores plantadas em 2025 pelo São Paulo + Verde
A Prefeitura de São Paulo plantou neste sábado (13) mais 300 mudas de árvores às margens da Represa de Guarapiranga, na Avenida Atlântica, Zona Sul, em um evento aberto à população, e ultrapassou a marca de 70 mil exemplares neste ano pelo programa São Paulo + Verde. Somente em bosques urbanos já foram plantadas 3.105 árvores e a meta é encerrar 2025 com 120 mil mudas plantadas em toda a cidade.
A iniciativa faz parte de uma agenda permanente de arborização e revitalização urbana, com atividades em diferentes regiões da cidade aos fins de semana. No mutirão deste sábado, que reuniu moradores e estudantes da região, o prefeito Ricardo Nunes ressaltou: "O mais importante é trazer as crianças para participarem, pois elas que vão acompanhar essas árvores crescendo, florescendo e ajudarão a cuidar do bairro onde moram, um grande exemplo do que é cuidar do meio ambiente”.
Foram plantadas 25 espécies cultivadas no Viveiro Municipal Manequinho Lopes, no Parque do Ibirapuera. Entre elas, árvores de grande porte e longevidade, como o jequitibá-rosa e o pau-ferro; exemplares de copa frondosa, como a figueira-branca, a paineira e o tamboril; e espécies de floração marcante, como a quaresmeira, o manacá-da-serra e a canafístula. Também integram o grupo espécies que servem de alimento para a fauna, como a embaúba e o ingá, além de árvores de valor histórico e paisagístico, como o guanandi e a cabreúva.
Moradores participaram ativamente da iniciativa. “Eu trouxe hoje os meus netos e eles estão bastante animados com essa ação, que é muito boa, pois mexer com terra, ter contato com a natureza, são coisas que hoje as crianças não têm, por viverem dentro de um celular. Então fazer isso aos finais de semana faz muito bem para elas”, disse Janete Santana, moradora do bairro.
A ampliação da cobertura vegetal traz benefícios como a recuperação de áreas degradadas, redução das ilhas de calor, diminuição de ruídos e valorização paisagística dos espaços públicos. Para tornar a cidade cada vez mais resiliente às mudanças climáticas, a Prefeitura tem adotado medidas como a expansão de áreas verdes, o estímulo à reciclagem e a redução da emissão de poluentes com a ampliação da frota de ônibus elétricos.
Nesta sexta-feira (12), por exemplo, o prefeito Ricardo Nunes autorizou o início do Inventário da Arborização Urbana. Com investimento de R$ 18,8 milhões, a iniciativa utilizará tecnologia pioneira no Brasil para mapear, com precisão inédita, todas as árvores localizadas em ruas e avenidas da capital. O objetivo é garantir uma gestão estratégica do manejo arbóreo, identificar áreas prioritárias para novos plantios e fortalecer políticas públicas de preservação e expansão da cobertura verde. Leia mais aqui!
Também presente na ação deste sábado, o secretário de Subprefeituras Fabricio Cobra, destacou a participação dos moradores. "É sensacional juntar a sociedade civil nesta ação, preservando os nossos mananciais e restabelecendo a mata, fazendo com que São Paulo fique cada vez mais verde e mais resiliente às mudanças climáticas."
Para solicitar o plantio de uma árvore na calçada, basta registrar o pedido por meio do canal SP156 — disponível por telefone (156), pelo site ou pelo aplicativo oficial. Também é possível retirar mudas de árvores nos pátios de compostagem da Prefeitura. Leia mais aqui!
Mídias
SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk