Notícia na íntegra
UBS Parque das Flores realiza mais de 11 mil atendimentos e visitas casa a casa em pouco mais de um mês
A UBS Parque das Flores, localizada na Zona Leste da capital, mudou para melhor a realidade dos moradores da região, que antes precisavam se dirigir à AMA/UBS Jardim Santo André, no bairro vizinho, para cuidar da saúde. Em pouco mais de um mês de funcionamento, iniciado em 25 de outubro, lá foram realizados mais de 4.600 atendimentos e realizadas quase sete mil visitas casa a casa pelas equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).
“A UBS Parque das Flores tem capacidade para atender uma população de cerca de 20 mil pessoas, o que significa um enorme ganho em qualidade para os usuários das duas unidades, tanto na adesão quanto na continuidade do atendimento”, afirma a gerente da unidade, Tenile Muzzi, que também foi gestora da AMA/UBS Parque Santo André por oito anos.
De acordo com Tenile, o equipamento é amplo e confortável, com mais de mil metros quadrados, e motivo de comemoração no bairro. "A luta da liderança local e do conselho gestor, por mais de 20 anos, foi fundamental para a construção dessa unidade, que foi pauta de todas as plenárias e conferências de saúde.”
A aposentada Edelzuita Oliveira Santos, 62, é vizinha da UBS e estava acompanhando as consultas da filha, Mônica, de 42 anos, e da neta, Anne, de 6. “Venho aqui desde o primeiro dia de funcionamento. Isso aqui é uma maravilha! Os médicos são muito atenciosos e já estou com os pedidos dos meus exames”, elogiou.
História
Localizada na Zona Leste, a 30 quilômetros do centro de São Paulo e a poucos metros da divisa com Mauá, a região do Parque das Flores permaneceu um local ermo e coberto por vegetação até a década de 90, quando recebeu as primeiras ocupações. A explosão demográfica ocorrida a partir daí teve impacto nos serviços de saúde que, ao longo de décadas, foram prestados pela AMA/UBS Jardim Santo André, localizada no bairro vizinho, responsável por atender uma população de cerca de 50 mil pessoas.
O projeto de construção da unidade, localizada na Rua das Petúnias, teve origem em 2019. Naquele ano, logo após uma visita do prefeito Bruno Covas às obras realizadas em um córrego no bairro, o então presidente da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab-SP), Edson Aparecido, anunciou a doação da área de 4 mil metros quadrados junto ao córrego para a construção de uma nova UBS. Por meio do programa Avança Saúde SP, realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as obras foram iniciadas em 2022.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk