Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Terça-feira, 29 de Julho de 2025 | Horário: 13:00
Compartilhe:

Consciência que transforma: serviços da SMADS levam práticas sustentáveis ao Itaim Paulista e à Vila Curuçá

Atendidos da rede se reuniram na última sexta (25) para discutir impactos ambientais e maneiras de conscientização

Texto por: Sabrina Ribeiro

Fotos: Acervo SMADS

 

Falar do meio ambiente é falar sobre a responsabilidade com as gerações futuras. E foi com o tema “Consciência que Transforma” que territórios da zona leste fizeram a primeira edição do "Meio Ambiente em Foco", evento ancorado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para impactar positivamente as agendas econômicas, sociais e ambientais até 2030. 

Os serviços dos territórios criaram maquetes, artes e stands inspirados em cada um dos objetivos, com representações dos impactos da ação humanos na natureza e de formas de proteção ao futuro do planeta. 

O Meio Ambiente em Foco movimentou dezenas de atendidos da rede socioassistencial, que aprenderam várias possibilidades corretas de cuidados com o meio ambiente e demonstraram estar atentos sobre ao tema e dispostos a trabalharem por um mundo melhor. 

Sidnei da Mota, educador social do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Nazaré Vida Nova, orientou os atendidos na construção de uma maquete com a linha do tempo do planeta. 

“Quando fizemos as rodas de conversa e pesquisas sobre a temática, nossos atendidos falaram sobre o planeta Terra antes e depois dos impactos provocados pela ação do homem. A maquete montada por eles apresenta, por exemplo, a floresta e a riqueza do verde do Brasil e, depois, a expansão urbana e o crescimento desordenado, sem planejamento, saneamento e estruturas”, disse Sidnei. 

O educador contou, também, sobre a importância de trabalhar com os pequenos assuntos tão importantes de forma lúdica e criativa. “Nossos atendidos trazem para a equipe do serviço assuntos sobre a realidade deles, do que eles assistem nos jornais ou nos desenhos animados. A partir daí começamos a trabalhar de forma criativa para que eles possam ser conscientizados de uma forma positiva”. 

Durante a tarde, os serviços realizaram apresentações artísticas de dança, canto e poesias. 

“O Itaim e a Vila Curuçá são regiões com muitas emergências ambientais, um evento desses que não traz como proposta apenas o meio ambiente, mas sim a prática sustentável, é de extrema importância”, avaliou Gislene Aparecida, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Curuçá. 

Em junho, a Organização da Sociedade Civil (OSC) MOCA realizou a 1ª Edição da Feira do Meio Ambiente nas regiões de São Mateus e Cidade Tiradentes, também na zona leste da capital, em continuidade às discussões feitas com a população na 4ª Edição da Virada ODS, que aconteceu no mesmo mês, no centro de São Paulo. 

collections
Galeria de imagens