Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Consciência que transforma: serviços da SMADS levam práticas sustentáveis ao Itaim Paulista e à Vila Curuçá
Texto por: Sabrina Ribeiro
Fotos: Acervo SMADS
Falar do meio ambiente é falar sobre a responsabilidade com as gerações futuras. E foi com o tema “Consciência que Transforma” que territórios da zona leste fizeram a primeira edição do "Meio Ambiente em Foco", evento ancorado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para impactar positivamente as agendas econômicas, sociais e ambientais até 2030.
Os serviços dos territórios criaram maquetes, artes e stands inspirados em cada um dos objetivos, com representações dos impactos da ação humanos na natureza e de formas de proteção ao futuro do planeta.
O Meio Ambiente em Foco movimentou dezenas de atendidos da rede socioassistencial, que aprenderam várias possibilidades corretas de cuidados com o meio ambiente e demonstraram estar atentos sobre ao tema e dispostos a trabalharem por um mundo melhor.
Sidnei da Mota, educador social do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Nazaré Vida Nova, orientou os atendidos na construção de uma maquete com a linha do tempo do planeta.
“Quando fizemos as rodas de conversa e pesquisas sobre a temática, nossos atendidos falaram sobre o planeta Terra antes e depois dos impactos provocados pela ação do homem. A maquete montada por eles apresenta, por exemplo, a floresta e a riqueza do verde do Brasil e, depois, a expansão urbana e o crescimento desordenado, sem planejamento, saneamento e estruturas”, disse Sidnei.
O educador contou, também, sobre a importância de trabalhar com os pequenos assuntos tão importantes de forma lúdica e criativa. “Nossos atendidos trazem para a equipe do serviço assuntos sobre a realidade deles, do que eles assistem nos jornais ou nos desenhos animados. A partir daí começamos a trabalhar de forma criativa para que eles possam ser conscientizados de uma forma positiva”.
Durante a tarde, os serviços realizaram apresentações artísticas de dança, canto e poesias.
“O Itaim e a Vila Curuçá são regiões com muitas emergências ambientais, um evento desses que não traz como proposta apenas o meio ambiente, mas sim a prática sustentável, é de extrema importância”, avaliou Gislene Aparecida, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vila Curuçá.
Em junho, a Organização da Sociedade Civil (OSC) MOCA realizou a 1ª Edição da Feira do Meio Ambiente nas regiões de São Mateus e Cidade Tiradentes, também na zona leste da capital, em continuidade às discussões feitas com a população na 4ª Edição da Virada ODS, que aconteceu no mesmo mês, no centro de São Paulo.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk