Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
MSE e CREAS impulsionam a cultura em evento contra o racismo

Por: Mileide Alcantara
A arte é uma ferramenta poderosa na valorização das identidades. Nesse cenário, a Medida Socioeducativa em Meio Aberto (MSE) Dias Melhores e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) São Mateus realizaram o evento "Racismo na Infância e Juventude e a Cultura como Revide". O encontro ocorreu no Centro Educacional Unificado (CEU) São Mateus, na última segunda-feira (25) e reuniu adolescentes, jovens, crianças e trabalhadores de serviços sociais.
A programação, sob mediação da gerente do MSE, Jessica Lopes, contou com a participação dos poetas da Batalha de Poesia 'Slam São Mateus' e depoimento de um adolescente atendido na Medida Socioeducativa, que abriu espaço para um debate sobre o tema, liderado pelo educador Vagner Souza. O evento foi encerrado com uma apresentação cultural dos adolescentes das oficinas de grafite e customização em um desfile autoral.
Profissionais dos serviços e promotor de justiça posam durante o evento - Foto: Sophia Garcia/SMADS
As apresentações artísticas e o momento de reflexão evidenciaram como a cultura pode transformar a visão de mundo e dar voz. É possível acessá-la como um instrumento transformador que ajuda a ampliar e a ressignificar experiências. “Para vocês conhecerem o mundo lá fora vocês não precisam estar dentro da medida”, destaca o adolescente em relato ao público.
Esse tipo de iniciativa é essencial, pois, os impactos do racismo começam desde cedo e marcam profundamente o desenvolvimento de uma pessoa. Reconhecer e enfrentar essas violências é o primeiro passo para garantir uma formação mais justa, saudável e igualitária.
Os próprios colaboradores dos serviços sociais identificaram a relevância da discussão. “Fui convidado pela equipe do Dias Melhores para participar e me pareceu de extrema importância em razão da relevância do tema, da quantidade de profissionais, de adolescentes, de jovens e da grande mobilização envolvida. Fiquei muito feliz com o sucesso do evento”, disse Gustavo Costa, promotor de justiça que atua junto à medida socioeducativa.
Sobre o MSE
O Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto – SMSE-MA, está no inserido no âmbito de atuação da Proteção Social Especial de Média Complexidade e é referenciado pelo CREAS, tem como objetivo prover atenção socioassistencial e acompanhamento socioeducativo aos(às) adolescentes e jovens de ambos os sexos durante o cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, de Liberdade Assistida e/ou Prestação de Serviços à Comunidade, determinadas judicialmente.
As medidas socioeducativas deveram assegurar a defesa dos direitos dos(as) adolescentes/jovens e a atenção integral aos(as) adolescentes/jovens e suas famílias por meio da intersetorialidade no desenvolvimento das intervenções, articulando com a rede socioassistencial, com as demais políticas públicas e com os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk