Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Proteção Básica realiza oficina de planejamento das ações do CRAS
Texto: Cecilia Farahte
No mês de setembro, a Proteção Social Básica organizou oficinas com os coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para o alinhamento das ações das famílias que não estão cumprindo as condicionalidades do Programa Bolsa Família. O principal objetivo é garantir o acompanhamento delas por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), em atividades grupais e reforçar o uso das ferramentas disponibilizadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a importância da qualidade dos registros.
O evento foi divido em três grupos, considerando o número de famílias beneficiárias em descumprimento e a existência de serviços com o Serviço de Assistência Social à Família (SASF) na área de abrangência dos CRAS. Uma das estratégias para busca ativa destas famílias envolve: a Coordenadoria de Gestão de Benefícios (CGB), que por meio do 156, cartas e mensagens de texto, comunica às famílias a necessidade de comparecerem ao CRAS para regularização da situação, com a finalidade de que possam voltar a receber o benefício do Bolsa Família.
Será estabelecido nos CRAS um dia especifico na semana, exclusivo para as ações de planejamento e execução do PAIF com foco no trabalho socioeducativo com grupo de famílias.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk