Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Terça-feira, 6 de Agosto de 2019 | Horário: 20:44
Compartilhe:

Crianças e Adolescentes de Marsilac aprendem sobre ecologia e sustentabilidade

Os conviventes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre seu distrito ao visitar Parque Estadual da Serra do Mar

Cerca de 35 jovens em pé formando um semicírculo escutam instruções de um homem e uma mulher também em pé. Todos estão agasalhados ao ar livre próximos de muitas árvores.

Texto: Guilherme Fernandes
Fotos: Acervo

O contato com o meio ambiente e o empoderamento da história regional foram temas de um passeio realizado por um grupo jovens, de 11 a 14 anos, do Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) Marsilac. No dia 23/07, 40 pessoas visitaram o Parque Estadual da Serra do Mar.

A iniciativa do passeio veio a partir de oficinas de preservação ambiental, que foram dadas aos jovens do CCA por uma Guia Turística moradora da região. A excursão serviu como um fechamento para as quatro oficinas realizadas ao longo do mês de julho.

No parque, os conviventes fizeram uma trilha para aprender mais sobre a fauna e flora locais, bem como a história da região, a qual é um território remanescente da Mata Atlântica.

Ao final da trilha, devido à altura da serra, os conviventes apreciaram a vista para o litoral paulista. O convivente Athayde Elias Theodoro, 13 anos, comenta que avistar a praia foi o que mais gostou. “Caminhamos uma hora para chegar ao mirante e saber como é lindo a natureza e como o ar é puro”, relata.

Já a convivente Laura de Souza da Silva, 12 anos, conta que gostou de conhecer a história do local. “Achei interessante a história de uma capela no alto da serra que os povos antigos usavam para se encontrar e fazer algumas missas”, afirma. Historicamente, o local era rota de viagem de São Paulo para litoral.

Para o gerente do CCA, Fábio da Silva, os jovens tiveram outra perspectiva sobre o território. “Eles aprenderam muito sobre a preservação do meio ambiente e agora conseguem enxergar a natureza que está tão perto de outra forma”, comenta.

Informações complementares

O Parque Estadual da Serra pertence ao Núcleo Curutucu e abrange os municípios de São Paulo, Itanhaém, Mongaguá e Juquitiba. Ele é administrado pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA).

Cerca de 30 pessoas sentadas descansando, algumas em bancos, outras na grama. Dois homens estão em pé de braços cruzados

collections
Galeria de imagens