Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025 | Horário: 13:48
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo promove seminário sobre violência de gênero e proteção às mulheres, com a entrega de Unidade Móvel “Mulheres e Meninas” para atendimento e serviços

A iniciativa integra uma agenda permanente da Secretaria, que atua de forma articulada com outras pastas e com a rede de proteção para promover uma cidade mais segura, justa e acolhedora para mulheres e meninas 

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizará o seminário “Violência de Gênero: Desafios e caminhos para uma cidade mais segura e protetiva para as mulheres”, no dia 17 de dezembro, das 08h30 às 11h30, com participação de autoridades, especialistas e representantes de diversas entidades para discutir políticas públicas e ações de enfrentamento à violência de gênero.


O evento contará com a presença de Eliana Gomes, Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), que fará a abertura institucional ao lado de Regina Santana, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Marcela Arruda, Secretária Municipal de Gestão, e Sílvia Chakian, Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo.


A Patricia Godoy, Assessora da Coordenadoria de Proteção Social Especial da SMADS, apresentará as ações institucionais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.


O seminário trará também uma palestra sobre os direitos das mulheres e os avanços e desafios no enfrentamento à violência de gênero, com Sílvia Chakian, mediação de Camila Sakai, e exposição interativa.


Às 10h, ocorre a Mesa 2, com o tema “Gestão Pública e Violência de Gênero: Caminhos para a Prevenção e Acolhimento”, com Eliana Gomes, André Martins e Rodrigo D’Alessandro, da Receita Federal de São Paulo.


A Mesa 3, às 10h30, abordará “Tecnologia a Serviço da Proteção: Inovações no Enfrentamento à Violência Contra Mulheres”, com Mary Roseane de Souza, Comandante da Inspetoria de Defesa da Mulher e Ações Sociais da Guarda Civil Metropolitana (IDMAS), Elza Paulina, ex-Comandante da Guarda Civil Metropolitana, Mateus de Lima, CEO e fundador da ONG “Todas Por Uma”, Danilo Martins Founder, Managing Partner e Filipe Baêta, Founder, CEO da Lab Secreto. A organização que criou a tecnologia que garantiu a segurança das mulheres durante o GP de Fórmula 1 SP 2025, sendo parceira na estrutura de serviços e atendimentos realizados pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. 


O evento será encerrado com a entrega da Unidade Móvel “Mulheres e Meninas”, que será destinada ao acolhimento e orientação sobre direitos e prevenção à violência contra mulheres e meninas. A entrega ocorrerá no térreo da Prefeitura de São Paulo (Viaduto do Chá), às 11h30.


A realização do seminário reafirma o compromisso da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) com o enfrentamento à violência de gênero e com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção, ao acolhimento e à garantia de direitos das mulheres.
Conheça a Unidade Móvel “Mulheres e Meninas”

A Unidade Móvel “Mulheres e Meninas” é o segundo equipamento desse tipo disponibilizado pela Prefeitura de São Paulo para o atendimento especializado de mulheres e meninas em situações de assédio e violência. Trata-se de um equipamento descentralizado e itinerante, que percorre diferentes regiões da cidade, ampliando o acesso à informação, ao acolhimento e à rede de proteção.

A iniciativa integra o Protocolo Não Se Cale, política pública da Prefeitura de São Paulo voltada ao enfrentamento à violência contra a mulher, que atua na prevenção, no atendimento humanizado e no encaminhamento adequado das vítimas.

Além de contar com uma agenda contínua de circulação pela cidade, a Unidade Móvel oferece palestras, rodas de conversa, materiais informativos sobre os direitos das mulheres, atendimento psicológico e social, orientação jurídica e encaminhamento à rede de proteção. Todos os atendimentos são realizados com sigilo, priorizando a segurança, o respeito e o acolhimento humanizado.

Desde a inauguração da primeira unidade móvel, em março de 2025, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania já disponibilizou o serviço em todas as regiões da capital Paulista. Atendendo diretamente em equipamentos públicos, organizações, entidades e prestadores de serviços e assistência social. Mobilizando o serviço móvel em grandes eventos da cidade, como SP Open, GP São Paulo, NFL, Virada Cultural, Virada ODS. Nas grandes ações da Prefeitura como Carnaval 2025 e já está programada para o Réveillon na Avenida Paulista. 

A Unidade Móvel “Mulheres e Meninas” integra a rede de proteção da cidade de São Paulo e reafirma o compromisso da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e da Prefeitura de São Paulo com a promoção dos direitos, da proteção e da dignidade das mulheres e meninas paulistanas, fortalecendo políticas públicas que salvam vidas e ampliam o acesso à cidadania.


Rede Municipal de Proteção e Políticas para Mulheres

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para Mulheres (CPM), formula e executa políticas públicas voltadas às mulheres da cidade de São Paulo, atuando de forma transversal com outros órgãos públicos.

A CPM coordena uma rede municipal de atendimento com 32 equipes especializadas, distribuídas em todas as regiões da cidade, com serviços 24 horas, em horário comercial e itinerantes, voltados à promoção de direitos, prevenção e enfrentamento da violência doméstica e de gênero.

A rede inclui casas de acolhimento, centros de referência, postos avançados em estações de metrô e terminais de ônibus, além da Unidade Móvel de Atendimento e com chegada de mais uma Van, ampliando o acesso à informação, ao acolhimento e à proteção, especialmente nos territórios mais distantes.


Equipamentos com funcionamento 24h de domingo a segunda-feira:
•    Casa da Mulher Brasileira – CMB;
•    Casa de Passagem Rosangela Rigo.

Equipamentos com funcionamento das 9h às 17h:
•    Centros de Referência e Cidadania da Mulher – CRCMs;
•    Centros de Defesa e de Convivência da Mulher – CDCMs;
•    Posto Avançado de Apoio à Mulher – Estação de Metrô Luz (linha azul);
•    Posto Avançado de Apoio à Mulher - Estação de Metrô Santa Cecília (linha vermelha);
•    Posto Avançado de Apoio à Mulher - Terminal Sacomã (SPTRANS).

Equipamento itinerante com funcionamento de terça a sábado:
A partir de dezembro com duas unidades móveis de Atendimento Vans “Mulheres e Meninas”

collections
Galeria de imagens