Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Qualifica Já! gera oportunidades de recomeço para atendidos da rede socioassistencial

Por: Anderson Paiva
Parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), através do Programa Operação Trabalho (POT), a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e o Sindicato Empresarial do Comércio Atacadista de Material de Construção, Material Elétrico e Energia Elétrica no Estado de São Paulo (SINCOMACO), foi lançada nesta segunda-feira (11), a 3ª edição do Programa “Qualifica Já!”, voltado à formação profissional de acolhidos na rede socioassistencial.
A iniciativa proporciona empregabilidade - e consequentemente autonomia - às pessoas em situação de rua por meio de qualificação profissional gratuita no ramo da construção civil. Esta turma será composta por 23 homens e mulheres atendidos da rede socioassistencial, que participarão do curso de pintor de obras.
A aula inaugural foi realizada logo após a solenidade de assinatura do acordo em sala do SINCOMACO, na Rua da Abolição, 66, região central da capital. Estavam presentes os presidentes da ACSP, Roberto Mateus Ordine, e do SINCOMACO, Claudio Conz, além da coordenadora de Proteção Social Especial de SMADS, Camila Sakai, que destacou a importância desse tipo de ação.
“Muita alegria e satisfação em estar com essa parceria pela terceira vez e espero que todos aproveitem a oportunidade que estamos tendo nesse momento, que será de grande valia”, afirmou a coordenadora.
Representantes de SMADS, SMDET, ACSP e SINCOMACO, falam aos estudantes na abertura do curso - Foto: Marianne Seixas/SMADS
Nas duas edições anteriores, foram formados mais de 40 atendidos, de ambos os sexos, da rede socioassistencial da Prefeitura. Abrindo caminho para a autonomia e reconstrução de vida, objetivo central do atendimento realizado pela SMADS.
Claus de Oliveira, acolhido do Centro Temporário de Acolhimento (CTA) Prates, ressaltou a chance ofertada pelo Programa. “Eu acho interessante que é uma oportunidade dada as pessoas para se reerguer na vida, se ressocializar. É uma porta aberta para as pessoas.”
O curso terá a duração de 100 horas, sendo estas dividas em 20 horas de aulas teóricas e 80 horas de aulas práticas no Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua (CAE) "Rodrigo Silva", serviço de convivência da Prefeitura localizado à Praça Carlos Gomes, 130, centro. O local terá a pintura restaurada, beneficiando 200 pessoas em situação de vulnerabilidade, atendidas diariamente pelo equipamento.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk