Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Sexta-feira, 15 de Agosto de 2025 | Horário: 12:00
Compartilhe:

Yoga no SESC Interlagos promove bem-estar e fortalece autoestima de acolhidos do ATENDE V

Atividade física ao ar livre reforça o compromisso do serviço em oferecer mais do que acolhimento, incentivando hábitos saudáveis e fortalecendo vínculos.

Por: Marianne Seixas

Respirar fundo, alongar o corpo e acalmar a mente, foi com essa proposta que os acolhidos do Centro de Acolhida (CA) ATENDE V - Vila Leopoldina, localizado na zona oeste da cidade, participaram de uma aula de yoga no SESC Interlagos. 

A iniciativa, que teve como objetivo contribuir para o fortalecimento do autocontrole, da autoestima e auxiliar no processo de redução de danos, marcou a primeira prática física em espaço aberto oferecida pelo serviço, com apoio do SESC, que disponibilizou um profissional exclusivamente para a aula. A prática de yoga incentiva hábitos saudáveis e mostra que o cuidado com o corpo e a mente é parte fundamental na reconstrução de caminhos. 

Para Everton Cruz, 40 anos, a atividade teve um impacto especial: "Foi um passeio muito legal, importante, que me ajudou a desestressar e tirou um pouco do meu foco em bebidas e uso de substâncias."

Atendidos posam para foto após a aula - Foto: Acervo/SMADS

Mais do que oferecer um espaço seguro, o serviço atua para resgatar a autoestima, ampliar oportunidades e apoiar cada passo dos atendidos rumo a uma nova trajetória. Iniciativas como essa têm um papel primordial no processo de reestruturação de vidas. "A atividade foi diferenciada, a paisagem e o lugar são muito importantes para os acolhidos. Eles se divertiram bastante e se sentiram acolhidos pelo espaço e pela oportunidade de poder aprender coisas novas e se desconectar dos problemas", disse Carlos Gabriel Souza, orientador socioeducativo do ATENDE V. 


Sobre o serviço 

O ATENDE/SIAT é um centro de acolhida voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas. Além de oferecer acolhimento, o serviço atua no resgate da autoestima e na promoção de oportunidades de tratamento e reinserção social, com ações que incentivam o bem-estar físico, emocional e social. Atualmente, a rede socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMADS) possui 4 serviços como esse que disponibilizam 612 vagas de acolhimento. 

collections
Galeria de imagens