Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Sábado nas Bibliotecas tem Feiras de Troca e Doação de Livros, exposições, iniciativas do Setembro Amarelo e mais

São Paulo, setembro de 2025 – A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, neste sábado, 27 de setembro, as bibliotecas públicas municipais de São Paulo promovem uma série de atividades gratuitas e livres, em diversos pontos da cidade, com oficinas, saraus, apresentações musicais e práticas artísticas para múltiplos públicos.
Os destaques da programação do final de semana ficam para as edições de feira de livros nas bibliotecas Gilberto Freyre (Parque Luis Mucciolo), das 10h às 16h, e na Roberto Santos – cuja edição também conta com o apoio da Biblioteca Camila Cerqueira César – das 13h às 18h; e as feiras de troca de livros na Biblioteca Álvaro Guerra, das 10h às 14h, e na Mário de Andrade, das 14h às 17h. Veja mais informações clicando aqui.
O público também pode conferir os últimos dias das exposições de: Aniversário de São Miguel Paulista, com fotos históricas do bairro, na Biblioteca Raimundo de Menezes; assim como a exposição de Aniversário dos 71 anos da Biblioteca Professor Arnaldo Magalhães Giácomo no próprio espaço; “200 DO 7 – Releitura dos 200 anos", coletânea de graffitis que reinterpretam a famosa pintura “Independência ou Morte” de Pedro Américo, na Biblioteca Affonso Taunay; e “Us Mitus”, fruto de um trabalho colaborativo realizado por professores e estudantes da EMEF Marc, na Biblioteca Afonso Schmidt. Veja todos os detalhes das exposições aqui.
Ainda para o fim de outubro, a exposição e evento “Perfume: História & Arte” acontece na Biblioteca Mário Schenberg com programação especial e uma mostra de 1.000 frascos de perfumes nacionais e internacionais. Leia mais sobre o evento aqui.
Biblioteca Viva leva contação de história, música, circo e BebêLêtecas
Além da programação regular das bibliotecas municipais, no sábado (27), também contará com atrações contratadas pelo programa Biblioteca Viva. Entre as atividades voltadas ao público infantil, destacam-se as sessões da BebêLêteca, que acontecem às 11h nas bibliotecas Érico Veríssimo, José Paulo Paes (CCP) e Helena Silveira, oferecendo mediações de leitura e contação de histórias especialmente pensadas para os pequenos e suas famílias. Veja mais informações das BebeLêtecas aqui.
No mesmo horário, às 11h, a Biblioteca Ricardo Ramos recebe o espetáculo Circo de Poesias. O palhaço Marcolão é um viajante que leva poesia para todos os cantos, pois sempre sonhou ser poeta e é apaixonado pela obra do autor Marco Antonio Ponce. Ele gosta tanto do autor que está até ficando parecido fisicamente com ele, com isso, o espetáculo mostra o palhaço se passando pelo autor que tanto ama, além de canções e palhaçadas tradicionais de circo. Saiba de mais informações da atividade e de outras que acontecem em setembro aqui.
A programação se estende também aos espaços externos. Às 11h, o Bosque de Leitura Parque do Trote recebe o sarau Peña Oye, encontro multicultural que integra música, poesia e dança em uma jam coletiva. À tarde, às 14h, o Ponto de Leitura Parque Piqueri será palco do show Sampa, com repertório dedicado a compositores paulistas, e o Ponto de Leitura Severino do Ramo apresenta o espetáculo infantil A Onça e o Bode, que mistura circo, música e cordel em uma narrativa divertida para crianças e famílias. Tudo sobre as atividades, você pode conferir aqui.
Mais de 20 opções culturais te aguardam nas Bibliotecas
Na região Norte, a Biblioteca Álvares de Azevedo oferece às 10h a Oficina de Dança do Ventre com Aya Rodrigues (duração de 60 min, classificação 16+). Logo em seguida, às 11h, acontece o Sarau dos Imortais, com microfone aberto e apresentações artísticas (duração 120 min, livre). Às 14h, a Oficina de Pandeiro com Well Martins (duração 120 min, classificação +14) convida os participantes a experimentar o instrumento de percussão integrado à dança. Na mesma região, a Biblioteca José Mauro de Vasconcelos promove às 8h a Ocupação Caminhada pela Vida, Abraça Edu Chaves, com concentração externa e trajeto pelo bairro, em homenagem ao Setembro Amarelo e à inclusão social.
Na Biblioteca Menotti Del Picchia, todos os sábados são reservados para o RPG Mutirão Imaginário, conduzido por Breno Alves, das 11h às 14h. Voltado para maiores de 11 anos, o encontro estimula a imaginação por meio de narrativas fantásticas que combinam estratégia, raciocínio e trabalho em equipe. Inclusive, as bibliotecas públicas municipais abrem aos sábados, disponibilizando leitura, dinâmicas e/ou jogatinas com amigos, com jogos de tabuleiro, xadrez e damas em todas as 54 bibliotecas de bairro. Saiba mais clicando aqui.
Na Zona Oeste, a Biblioteca Álvaro Guerra abriga às 12h o recital Raízes Sonoras, com Bruno Quirino (60 min, livre), reunindo obras de compositores da tradição latino-americana e contemporânea. Na Biblioteca Alceu Amoroso Lima, o Encontro de Corais Carlos Cerqueira acontece às 11h com arranjos para coros de MPB (duração 60 min, livre). Também nessa região, a Biblioteca Camila Cerqueira César, em parceria com a Biblioteca Roberto Santos, promove o Festival Solta o Som e Abra o Livro #3, das 13h às 18h, reunindo discotecagem, feira de doação de livros e exposição (livre).
Na Zona Leste, a Biblioteca Hans Christian Andersen concentra diversas atividades: às 10h, sessões de Barra de Access (20–25 min, livre), a apresentação musical Diálogos Inspiradores com Dan Grasso e Alessandro Ayudarte, e início da Festa Literária FliHans, que segue até as 14h. Às 11h, haverá a Oficina de Agulha Mágica com Dona Dolores (150 min, classificação +7) e a vivência de Arteterapia com Andréa Nogueira (120 min, classificação +14). Às 11h30, ocorre a mediação de leitura Primeiras Leituras (90 min, livre), e ao meio-dia, o Sarau Café com Poesia (120 min, +14). Ainda na região, a Biblioteca Milton Santos segue com a oficina Profissão MC, às 11h, voltada a jovens a partir de 12 anos.
Na Zona Sul, a Biblioteca Paulo Duarte oferece às 11h a roda de conversa NegrAção, com Rosana Santana (90 min), que aborda temas relacionados ao racismo estrutural. E na Biblioteca Viriato Corrêa, das 10h30 às 11h30, haverá meditação orientada pelo professor Kevin, baseada na Sahaja Yoga (livre).
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.
Serviço:
Programação para o Final de Semana nas Bibliotecas
Quando: 27 de setembro
Classificação: Livre
Ingressos: Gratuitos
Horários e locais múltiplos
Acesse a programação local aqui e a programação do Biblioteca Viva neste link.
Sobre a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB)
A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é um núcleo filiado à Secretaria de Cultura e Economia Criativa da cidade de São Paulo, responsável direta pela administração de 84 equipamentos culturais ao redor da cidade, incluindo 51 bibliotecas de bairro - além da Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e as bibliotecas Jayme Cortez, Paulo Setúbal, Paulo Duarte, Prefeito Prestes Maia e José Paulo Paes dentro dos Centros Culturais da Juventude e Penha, respectivamente - e 29 Serviços de Extensão estabelecidas em praças e parques por meio dos Pontos e Bosques de Leitura. Tendo origem desde a década de 30 como Divisão de Bibliotecas do Departamento de Cultura e reajustada como CSMB desde 2005, tem como objetivo integrar todas as bibliotecas públicas municipais e tornar mais eficiente o desenvolvimento de suas políticas, serviços e estrutura informacional. A fim de promover iniciativas que atendam às necessidades de prover amplo acesso à informação, cultura, leitura e produção de conhecimento, a Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas promove em seus espaços cursos, oficinas e atrações artísticas mensais e gratuitas para todos os públicos - por meio de programas como “Biblioteca Viva”, “Feira de Trocas de Livros”, “Pegue, Leve e Leia”, “Bibliotecas Temáticas” - e o primeiro serviço de streaming gratuito de leitura - o BiblioSP, que conta com mais de 17 mil livros para leitura online e download.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk