Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

Quarta-feira, 19 de Novembro de 2025 | Horário: 13:47
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo lança credenciamento a empreendedores gastronômicos da cidade

Iniciativa facilita a participação de negócios em eventos apoiados pelo Observatório da Gastronomia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho


 

A Prefeitura de São Paulo publicou nesta segunda-feira (17) uma portaria que estabelece um credenciamento a empreendedores gastronômicos em eventos apoiados pelo Observatório da Gastronomia, colegiado da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET). A medida tem como objetivo fortalecer e visibilizar negócios no setor, que já emprega mais de 349 mil pessoas na capital paulista.

Com o credenciamento, interessados em comercializar nos eventos terão sua seleção facilitada. Para se cadastrar, basta responder o formulário disponível no Portal do Observatório da Gastronomia ou clicando aqui. Poderão participar do credenciamento pessoas jurídicas estabelecidas na cidade de São Paulo e que atendam aos critérios estabelecidos pelo Edital de Credenciamento, que pode ser encontrado no Portal do Observatório da Gastronomia.

Cada evento apoiado pelo Colegiado também contará com um Edital Simplificado. O documento é responsável por detalhar informações relevantes, como regras, local, infraestrutura, números de vagas, categorias dos empreendimentos, temática, forma e condições para seleção de participantes. 

Interessados em participar precisam seguir as regras definidas pelo edital. Entre as informações e critérios, o documento também categoriza cada tipo de empreendimento que poderá participar de eventos e feiras gastronômicas na cidade:

  • Categoria A: Alimentos e bebidas comercializados em veículos automotores (food trucks, trailers e afins), com comprimento máximo de 6,30m (conjunto veículo e reboque) e largura máxima de 2,20m;

  • Categoria B: Alimentos e bebidas comercializados em carrinhos ou tabuleiros, com área máxima de 1m²;

  • Categoria C: Alimentos e bebidas comercializados em barracas desmontáveis, com área máxima de 4m².

“Facilitar os processos e oferecer mais oportunidades para os empreendedores de São Paulo. Esse é um dos principais objetivos do credenciamento para negócios do setor gastronômico, reforçando o compromisso da Prefeitura de São Paulo no desenvolvimento de todos aqueles que buscam gerar mais emprego e renda nesta área tão importante”, destaca o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.



Sobre o Observatório da Gastronomia

O Observatório da Gastronomia é um espaço de articulação direcionado ao fortalecimento da cadeia da alimentação e da gastronomia. Trabalhando em conjunto com todos aqueles que atuam nesse setor, o Observatório visa potencializar os aspectos ligados à economia, cultura, segurança alimentar e sustentabilidade.

O Observatório da Gastronomia atua por meio de comitês temáticos - Imagem e Patrimônio Gastronômico de São Paulo, Gastronomia Social e Sustentabilidade, Qualificação e Inclusão Profissional e Comida de Rua - , que têm o objetivo de unir a expertise dos diversos atores de forma a potencializar a busca por soluções no setor da alimentação.

collections
Galeria de imagens