Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho
Prefeitura de São Paulo participa do Longevidade Expo + Fórum 2025 com o lançamento do programa Vitalidade+ e ações voltadas aos longevos
A cidade de São Paulo será o grande destaque da 7ª edição do Longevidade Expo + Fórum 2025, principal evento brasileiro dedicado ao ecossistema da longevidade, que acontece entre os dias 27 e 29 de outubro, no Expo Center Norte. Com o apoio institucional da Prefeitura de São Paulo, o evento reunirá lideranças nacionais e internacionais para debater inovação, políticas públicas, inclusão produtiva e os desafios da chamada “economia prateada”.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) centraliza as ações da Prefeitura na feira, com um espaço de 100 m² para exposição de programas municipais e um auditório exclusivo para palestras e painéis temáticos.
Durante o evento, a Prefeitura apresentará o Vitalidade+, uma iniciativa intersecretarial que reúne mais de 70 ações desenvolvidas por mais de 20 secretarias municipais, com foco na promoção da longevidade, inclusão e qualidade de vida da população idosa. A ação é coordenada pela SMDET, por meio do Grupo de Trabalho Intersecretarial da Longevidade, e simboliza o compromisso da administração municipal em integrar políticas públicas em torno da pauta do envelhecimento ativo.
“São Paulo tem assumido o protagonismo na construção de políticas públicas para um envelhecimento ativo, produtivo e sustentável. O lançamento do Vitalidade+ durante o Longevidade Expo + Fórum reforça o compromisso da Prefeitura em integrar ações que promovem qualidade de vida, inclusão e novas oportunidades de trabalho e renda para a população idosa — mostrando que envelhecer em uma cidade inovadora é também continuar sendo parte ativa de seu desenvolvimento”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.
Além do lançamento, o estande da Prefeitura de São Paulo reunirá secretarias e órgãos municipais com diversas ações de atendimento e orientação ao público.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) levará orientações ao trabalhador e oferta de vagas de emprego por meio do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, fomentando a economia prateada por meio da inserção de longevos no mercado de trabalho. Os interessados em se candidatar a uma oportunidade de emprego deverão apresentar RG, CPF e carteira de trabalho. Também haverá orientação sobre qualificação profissional pelo Portal Cate, plataforma gratuita com mais de 300 cursos, em seis eixos como gastronomia, tecnologia e saúde.
Já a Ade Sampa oferecerá atendimento aos pequenos empreendedores paulistanos. Os presentes poderão tirar dúvidas sobre formalização, emissão de notas e comprovantes, além de receber informações sobre os diversos programas de aceleração de negócios da agência.
Além dos serviços, a SMDET realizará paineis de debate e apresentação para falar sobre economia prateada, empreendedorismo, investimento e exportação, artesanato e agricultura paulistana.
O programa Sampa+Rural será responsável por um painel com o tema “hortas e agricultura urbana: fortalecimento de uma cidade mais verde e sustentável”, destacando o papel da coordenadoria de agricultura da SMDET para o incentivo, fortalecimento e conscientização da população sobre agricultura familiar e alimentação saudável. O bate papo será mediado pela coordenadora Lia Palm, e contará com a presença das agricultoras Bernadete Alcebíades e Lia Esperança, que são atendidas pela Prefeitura de São Paulo.
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania levará a apresentação da Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa, do Centro de Referência dos Direitos da Pessoa Idosa e do Conselho Municipal do Idoso, com atendimento durante os três dias de evento.
Buscando promover a saúde dos longevos, a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá orientações sobre prevenção de quedas, informações sobre a RASPI - Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, exposição pet promovida pela COSAP - Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (COSAP) e ações de prevenção de ISTs - Infecções Sexualmente Transmissíveis e de arboviroses. Além disso, haverá um espaço externo com ação de vacinação, coordenada pela Pasta.
A Secretaria Municipal de Educação será responsável pelo atendimento oftalmológico ao público visitante. A Secretaria Municipal de Esportes ofertará orientações sobre locais e atividades esportivas e de lazer voltadas às pessoas idosas e à população em geral.
A Prefeitura contará ainda com um auditório exclusivo, onde serão realizadas palestras e painéis temáticos com a participação das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Saúde; Educação; Direitos Humanos e Cidadania; e pelas agências Ade Sampa e SP Negócios, abordando políticas públicas, inovação e programas voltados à longevidade.
O evento deve reunir mais de 5 mil participantes e 20 conferências simultâneas, abordando temas como inovação, saúde, urbanismo, economia e políticas públicas para o envelhecimento ativo. As inscrições podem ser feitas pelo site www.longevidade.com.br
Programação de palestras no auditório da Prefeitura:
27 de outubro
SMS - Atividade física e envelhecimento (PALESTRA E ATIVIDADE INTERATIVA)
Horário: 14h às 15h
SMDET - Artesanato e Manualidades: Usando o Talento e a Criatividade como Negócio
Horário: 15h às 16h
SEME - Aula de ginástica para pessoas idosas com profª Adriana Castilho
Horário: 16h30
SMDET - Empregos 60+: O Cenário da Empregabilidade Deste Grupo na Cidade de São Paulo
Horário: 16h às 17h
ADE SAMPA - Empreendedorismo Prateado: Apoio na Jornada Empreendedora da Abertura à Aceleração de Negócios
Horário: 17h às 18h
Exibição do Filme: Último Azul
Horário: 18h30
28 de outubro
Segurança Alimentar no Município
Horário: 10h às 11h
SP NEGÓCIOS - Apoio à Exportação: A SP Negócios Apoiando a Jornada Exportadora
Horário: 11h às 12h
SEME - Espaço Mexa-se: Diversão, Estímulo Físico e Cognitivo Através de Atividades Recreativas
Horário: 12h às 13h
SMDHC - Arte e Envelhecer: Como o Teatro pode ser um Espaço de Ressignificação da Velhice?
Horário: 13h às 14h
SEME - Aulas abertas de dança de salão com o professor Luis Antônio
Horário: 14h30
SEME - "O Retrato da Pessoa Idosa" na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Horário: 15h às 16h
SMDHC - Casa Segura e Acessível
Horário: 16h às 17h
SMS - O Impacto do Convívio com Animais na Saúde do Idoso
Horário: 17h às 18h
Exibição do Filme: Último Azul
Horário: 18h30
29 de outubro
SMS – PICS - Prática de Atividades
Horário: 10h às 11h
SMDET - Hortas e Agricultura Urbana: Sampa+Rural no Fortalecimento de uma Cidade mais Verde e Sustentável
Horário: 11h às 12h
SMS: Sexualidade e IST no Envelhecimento
Horário: 12h às 13h
SMDHC - Educação para o consumo na longevidade: Direitos e Proteção do Idoso
Horário: 13h às 14h
SEME - A Importância do Lazer para a Pessoa Idosa na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer
Horário: 15h às 16h
SMS - Modera SP
Horário: 16h às 17h
SMSU - Smart Sampa: tecnologia e inovação a serviço de uma São Paulo mais segura e longeva
Horário: 17h às 18h
Exibição do Filme: Último Azul
Horário: 18h30
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
