Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias
Arrecadação recorde com alienação de imóvel será destinada para hospitais públicos

A cidade de São Paulo realizou um feito histórico nesta sexta-feira (22), com a arrecadação de mais de R$ 413,6 milhões a partir da alienação de um único imóvel público do acervo patrimonial da capital – maior valor contabilizado até agora pelo programa destinado a essa finalidade. Do total, cerca de R$ 62 milhões serão direcionados para investimentos em 10 hospitais públicos, para obras de modernização, aquisição de equipamentos e melhorias estruturais.
A receita obtida também prevê investimentos para outras ações em saúde e, inclusive, segurança municipal. Serão comprados mamógrafos, bem como equipamentos para a Guarda Civil Metropolitana. O valor excedente obtido com a alienação terá como destino o Fundo Municipal de Desenvolvimento Social (FMD), para ser aplicado exclusivamente na saúde pública municipal.
O imóvel, situado na rua Borges Lagoa - distrito de Indianópolis, foi adquirido pela Fundação Instituto de Moléstias do Aparelho Digestivo e da Nutrição, único proponente credenciado na sessão de licitação.
De acordo com a Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias, responsável por estabelecer diretrizes para alienação de imóveis públicos, o projeto assegura, ainda, que a área vendida tenha finalidade de uso para atividades hospitalares pelo prazo mínimo de 38 anos.
A iniciativa reforça a mudança na forma de gestão do patrimônio público pela Prefeitura de São Paulo, ao transformar ativos sem uso em recursos aplicados diretamente em áreas sociais prioritárias, com benefícios diretos à população.
“Temos direcionado a atenção para tirar do papel os projetos que compõem o Plano Municipal de Desestatização, com o propósito de impulsionar o desenvolvimento social, econômico e habitacional da cidade de São Paulo. Sempre com foco em gerar empregos e entregar melhores serviços às pessoas”, destaca o secretário da pasta, Luiz Fernando Machado.
Confira os hospitais que serão beneficiados:
- Hospital Central Sorocabana, Lapa
- Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha, Campo Limpo
- Hospital do Servidor Público Municipal, Aclimação
- Hospital Municipal Prof. Dr. Waldomiro de Paula, Itaquera
- Hospital Municipal Dr. Benedicto Montenegro, Jardim Iva
- Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio, Tatuapé
- Hospital Maternidade Vila Nova Cachoeirinha
- Hospital Municipal Dr. Ignácio Proença de Gouvêa, Parque da Mooca
- Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto, Ermelino Matarazzo
- Hospital Municipal Dr. Arthur Ribeiro de Saboya, Jabaquara
Foto: Prefeitura de São Paulo
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk