Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
4ª edição do Mutirão do Cuidado celebra o Mês Mundial de Conscientização da Pessoa Idosa

Em comemoração ao Mês Mundial de Conscientização da Pessoa Idosa, o Polo Cultural da Terceira Idade, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania por meio da Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa, promoveu gratuitamente no dia 24 de outubro o Mutirão do Cuidado.
O evento contou com programação das 13h às 17h que ofereceu cuidados, palestras e atrações artísticas para incentivar o envelhecimento saudável por meio do lazer, entretenimento e valorização.
Durante todo o evento, os participantes tiveram acesso a serviços como: sessões de massoterapia, corte de cabelo e escova, consulta com nutricionista, oftalmologista, fisioterapeuta ou dentista, atividades de estímulo cognitivo e exame prévio de audiometria.
Os órgãos envolvidos no oferecimento desses serviços foram: Centro de Referência da Pessoa Idosa, Colaboradora Fátima Cabeleireiros, Faculdade Uninove, UBS Sé e Cambuci, Akustica Aparelhos Auditivos, Alexx Allos Cabeleireiro das Estrelas, SP Regula, Secretaria da Saúde e o Programa de Acompanhante de Idosos (PAI)
Nas Ilhas Acolhedoras, os participantes refletiram a respeito da qualidade de vida no cotidiano e relações familiares, sociais e comunitárias. Em uma tenda, as pessoas idosas foram convidadas a participarem de dinâmicas a respeito da importância de reciclar materiais. Já em uma sala expositiva, os participantes são conduzidos à reflexão sobre acumulação de objetos.
A coordenadora do Polo Cultural da Terceira Idade, Tina Cruz, afirma: “é um evento de grande importância porque traz um plano intersetorial por meio das ilhas temáticas. A Prefeitura de São Paulo demonstra cada vez mais capacidade de cuidar da população idosa da cidade”
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
