Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Exibindo 1 para 1 de 3
Segunda-feira, 17 de Novembro de 2025 | Horário: 19:03
Compartilhe:

5ª Expo Internacional do Dia da Consciência Negra destaca programação ampla para público infantil e toda a família

Com diversas atrações distribuídas em dois dias, a 5ª Expo Internacional do Dia da Consciência Negra prepara uma imersão lúdica e educativa para crianças e famílias.

A Prefeitura de São Paulo reuniu uma programação ampla e especial para o público infantil durante a realização da 5ª Expo Internacional do Dia da Consciência Negra, que acontece nos dias 19 e 20 de novembro, das 9h às 21h, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), com a temática “Afrofuturismo na cidade de São Paulo”.

O Afrofuturismo, tema desta edição, é uma forma de expressar a diversidade dos movimentos negros ao usar o passado para reimaginar o presente e o futuro sem abandonar a ancestralidade e questionando as estruturas raciais criadas em modelos colonizadores.

Integrando a política pública “São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural”, a programação está diversificada para todos os públicos, com atividades para crianças e palestras e oficinas voltadas para as famílias presentes. A organização da Expo reforça o compromisso da Prefeitura em valorizar a cultura negra e promover tais valores junto aos mais jovens.

Confira a programação para toda família.

Com diversas atrações distribuídas em dois dias, a 5ª Expo Internacional do Dia da Consciência Negra prepara uma imersão lúdica e educativa para crianças e famílias. As atividades acontecem em diversos espaços do CCSP: o Espaço Erê (Biblioteca Infantil) recebe contações de histórias, o Jardim Sul e o Espaço de Convivência abrigam manifestações culturais, e outras atrações ocupam salas do centro cultural.

Todas as atividades são abertas ao público.

 

Programação – Dia 19 de novembro

  • Oficina de Turbantes: Coroando Reis e Rainhas 

O grupo Abayomis Brincantes realizará esta oficina que tem por objetivo reconhecer e celebrar a beleza e ancestralidade presente nos reis e rainhas coroadas(os) no passado com turbantes, promovendo um importante encontro com significações ancestrais.
Sala de Debates | 15h – 17h
 

  • Montando o Território Negro por meio da Xilogravura

A atividade irá mapear um bairro ou monumento que conte a história da comunidade negra no local e, após o mapeamento, transformar esse monumento em uma xilogravura
Sala de Ensaios II | 14h às 16h / 17h às 19h 

  • Corte a Laser Brinco Afro

A oficina ensinará noções básicas do corte a laser, explicando o funcionamento do equipamento, materiais utilizados, preparação e execução dos arquivos e boas práticas para o desenvolvimento de objetos de plástico.
FABLAB | 12h / 15h - 10 pessoas por oficina

 

  • Brinquedos e histórias de cantar e encantar

Sarau para a primeira infância contando com brincadeiras musicais e corporais da cultura negra brasileira e africana, usando histórias curtas que trazem as crianças para o centro da brincadeira.
Espaço Erê | 11h30 – 13h

 

  • Cortejo Kalunga Erê

​​​​​​​A oralidade e a corporeidade são traços fundamentais e de extrema importância para milhares de povos, etnias e troncos culturais vindos do continente africano.
Tal tema é apresentado em uma celebração coletiva e participativa que reúne crianças e famílias em um desfile artístico inspirado em elementos da cultura afro-brasileira.
Jardim Sul | 16h – 17h30

 

  • Samba de Roda do Recôncavo

​​​​​​​Conduzido por Mestre Marlon, o samba de roda é uma expressão cultural rica que reflete a história e as tradições afro-brasileiras.
Espaço de Convivência | 14h30 – 16h

 

Programação – Dia 20 de novembro

  • Montando o Território Negro por meio da Xilogravura

​​​​​​​A atividade irá mapear um bairro ou monumento que conte a história da comunidade negra no local e, após o mapeamento, transformar esse monumento em uma xilogravura.
Sala de Ensaios II | 14h às 16h / 17h às 19h  

  • Corte a Laser Brinco Afro

​​​​​​​A oficina ensinará noções básicas do corte a laser, explicando o funcionamento do equipamento, materiais utilizados, preparação e execução dos arquivos e boas práticas para o desenvolvimento de objetos de plástico.
FABLAB | 12h / 15h - 10 pessoas por oficina

 

  • Palestra com Maria Aline Soares 

Maria Aline Soares é artesã, pedagoga, escritora e empreendedora social com projetos voltados à educação antirracista.
A autora busca apresentar narrativas e personagens negros de forma positiva e prepara as crianças para um pensamento crítico e um convívio mais inclusivo e igualitário, trabalhando na desconstrução do racismo.
Sala de Debates | 10h – 11h30

 

  • Brinka Erê

​​​​​​​Conjunto de intervenções artísticas voltadas para crianças que utiliza das artes e da cultura, explorando potências de criação lúdica, apresentando atrações infantis de circo, música, dança, teatro, literatura, oficinas e recreação com temas diversos como brasilidades, folclore e cultura popular.
Jardim Sul | 10h – 11h30

 

  • Maracatu Ilê Aláfia

​​​​​​​Fundado em 1999, o coletivo preserva e difunde o Maracatu de Baque Virado. Suas apresentações reúnem a dança e a percussão com personagens tradicionais da cultura ancestral afro-brasileira.
Espaço de Convivência | 13h30 – 15h

 

  • Candongueiros do Campo Limpo 

Fundado em 2014, o coletivo periférico se reúne para investigar e aprofundar as vivências de culturas negras da tradição jongueira.
Espaço de Convivência | 15h30 – 17h

 

Serviço

5ª Expo Internacional do Dia da Consciência Negra
Data: 19 e 20 de novembro de 2025
Local/Endereço: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1.000 (ao lado do Metrô Vergueiro)
Horário: 9h às 21h
Entrada gratuita

collections
Galeria de imagens