Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Direitos Humanos conclui a VI Conferência Municipal de Políticas para Mulheres
Foi concluída no domingo, 13/07, a VI Conferência Municipal de Políticas para Mulheres, com a aprovação em plenário de propostas para o município e para as conferências estadual e federal, além da eleição das delegadas que representarão a cidade de São Paulo nestes mesmos eventos.
Os trabalhos foram iniciados no sábado, 12/07, com a aprovação do regimento interno e a reunião das participantes em grupos para apreciar as propostas que seriam levadas em plenária. No domingo, em nova reunião de grupos, foram estabelecidos os critérios para a eleição das delegadas, seguida da aprovação em plenário.
“A VI Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres é um espaço fundamental de escuta, participação e construção coletiva. É aqui que reunimos diferentes vozes, histórias e trajetórias para pensar políticas públicas que reflitam as necessidades reais das mulheres na cidade de São Paulo”, avalia a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Regina Santana.
“Nosso compromisso é garantir que cada proposta apresentada se transforme em ação concreta, fortalecendo os direitos das mulheres em toda sua diversidade. Seguiremos trabalhando para que todas tenham acesso à cidadania plena, com dignidade, equidade e respeito."
Espaço de participação
A Conferência foi promovida pela Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e de sua Coordenação de Políticas para Mulheres, na UNIP Indianópolis (R. Doutor Bacelar, 1.212 – Vila Clementino, São Paulo – SP).
Com a conclusão de mais essa conferência, a quarta realizada este ano (no primeiro semestre ocorreram as conferências municipais de Promoção da Igualdade Racial, de Direitos da Pessoa Idosa e de Direitos LGBTI+), a Prefeitura de São Paulo deu prosseguimento a mais essas iniciativas de incentivo à participação da população em políticas públicas desenvolvidas pelo município.
Eixos principais
Com o tema "SP Por Todas: Mais Direitos, Mais Cuidado, Mais Futuro", a conferência teve como eixos principais:
- Governança, instituições e participação popular para a garantia dos direitos das mulheres;
- Enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher;
- Autonomia financeira como estratégia para a igualdade;
- Cuidar de quem cuida: políticas de saúde integral da mulher.
“A realização da VI Conferência Municipal de Políticas para Mulheres representa um marco essencial na construção de políticas públicas mais eficazes e inclusivas. Ao promover o diálogo entre diferentes setores da sociedade, o evento fortalece o protagonismo feminino, amplia a escuta das demandas das mulheres nos territórios e contribui diretamente para a formulação de soluções que impactam positivamente toda a sociedade. Trata-se de um espaço fundamental de mobilização e articulação em defesa da equidade de gênero e dos direitos humanos”, afirma a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Daniele Souza Akamine.
O evento reuniu mais de 300 mulheres, entre lideranças, ativistas, pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater estratégias que promovam uma sociedade mais justa e democrática.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk