Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Direitos Humanos realiza seminário sobre tráfico de pessoas para agentes públicos, representações consulares e instituições da sociedade civil
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente (CPMIGTD), promoveu, na manhã da sexta-feira, 25 de julho, um seminário na sede da B3 – Bolsa de Valores (Rua João Brícola, 59, 3º andar, Centro) com foco nas iniciativas de enfrentamento ao tráfico de pessoas.
A atividade, alusiva ao Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, celebrado em 30 de julho, teve como objetivo apresentar, fortalecer e sensibilizar trabalhadoras e trabalhadores da rede pública de serviços nas áreas de Direitos Humanos, Saúde e Assistência Social, além de organizações da sociedade civil e representações consulares, sobre as ações de combate ao tráfico de pessoas.
Após a apresentação e saudação das autoridades presentes, a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Regina Santana, representando a pasta, finalizou a etapa protocolar ao saudar os participantes.
Em seguida, coube as convidadas Marina Bernardes, coordenadora-geral de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes (CGETP), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e de Graziella Rocha, representante da Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (ASBRAD), a apresentação do tema antes da formação dos grupos que participaram de uma oficina.
“O seminário nos trará excelentes ensinamentos para enfrentar, cada vez mais, os desafios que se apresentam não apenas em nossa cidade, mas também no estado, no país e em todo o mundo”, afirmou a secretária Regina Santana durante a cerimônia de abertura. “Precisamos, sim, atuar com ações, projetos e programas que enfrentem o tráfico de pessoas — realidade que ainda submete muitas pessoas a trabalhos análogos à escravidão, especialmente mulheres, vítimas do tráfico sexual, e crianças.”
Ana Léon, coordenadora da CPMIGTD também saudou os presentes. Ao final, a secretária Regina Santana agradeceu à B3 pela cessão do espaço, na figura de Karen Casemiro, administradora in house de eventos, e Elaine Moura Bandeira, coordenadora de eventos e educação da instituição.
A unidade móvel do Centro de Referência e Atendimento ao Imigrante (CRAI-Móvel) também participou da atividade, oferecendo atendimento à população imigrante com orientações sobre regularização migratória, assistência jurídica e social, em frente ao prédio da B3.
Participantes
O seminário contou com ampla representatividade. Além da secretária Regina Santana, participaram as secretárias municipais de Relações Internacionais, Angela Vidal Granda Martins; de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliana Gomes; e a secretária adjunta de Direitos Humanos e Cidadania, Stella Verzolla. O secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, foi representado por Lígia Maria Brunetto Borgiani, assessora técnica da Coordenadoria de Atenção Básica.
Entre as representações consulares em São Paulo presentes estavam a consulesa da Bélgica, Marie Gelders, Mario Eduardo Durán Cousin, cônsul-geral do Equador; Ricardo Antonio Zarratea Herreros, cônsul do Paraguai, e Bugra Özsayti, vice-cônsul da Turquia. Participou ainda do evento, Francisco Furlani, consultor da Organização Internacional para as Migrações (OIM/ONU).
A esfera federal foi representada por Marina Bernardes de Almeida, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Pelo Governo do Estado, participou Giuliano Campos de Faria, chefe da Divisão de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Justiça e Cidadania.
Também prestigiaram o evento: Graziella Rocha, diretora da ASBRAD; Edilson Moreira Bueno, representando o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP; e Aline Camacho, representando o superintendente interino da Agência de Inteligência em São Paulo.
Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas
Celebrado em 30 de julho, o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas é uma campanha das Nações Unidas que busca reforçar a importância do combate a esse crime. No Brasil, a data também foi oficializada como o Dia Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, por meio de lei federal.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk