Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Inscrições abertas para o Selo de Direitos Humanos e Diversidade
O Selo de Direitos Humanos e Diversidade, que passou a se chamar SELO, é um prêmio anual oferecido pela Prefeitura de São Paulo a projetos ou iniciativas que promovam ou defendam os direitos humanos e a diversidade, sejam eles voltados à sociedade em geral ou internos à organização, e que possam ser compartilhados.
O SELO tem como objetivo incentivar a adoção de políticas de inclusão e promoção dos direitos humanos e da diversidade nas empresas, órgãos públicos, organizações da sociedade civil e coletivos; reconhecer as boas práticas das organizações em relação à promoção da diversidade e respeito aos direitos humanos, além de contribuir para a promoção da equidade e a eliminação de todas as formas de discriminação.
O prêmio busca englobar temáticas e públicos atendidos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, acrescentando mais umas categorias consideradas importantes para uma rede representativa: Pessoas com Deficiência (por meio de parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência).
O SELO possuirá validade de 1 ano (doze meses) de vigência da 8ª Edição, contados a partir da Cerimônia de Premiação, as organizações que tiveram suas iniciativas reconhecidas integrarão a Rede do SELO. A Rede tem por objetivo viabilizar a troca de experiências e desenvolver ações que contribuam para a promoção e defesa dos direitos humanos e da diversidade, por meio de encontros, seminários e outras atividades. O término de sua vigência coincidirá com o lançamento da edição seguinte. O objetivo dessa proposta é inspirar as organizações a aprofundarem suas iniciativas e expandi-las para outras categorias.
A inscrição no SELO é gratuita e pode ser realizada por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição até às 23hs59min do dia 12 de outubro de 2025.