Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
REGULARIZAÇÃO MIGRATÓRIA: LEI DE ANISTIA
PLANTÃO ESPECIAL DE ORIENTAÇÃO NA REGIÃO CENTRAL
Dia 28/11 (sábado) à tarde na Galeria Olido
Orientação e esclarecimentos gratuitos sobre os procedimentos necessários para que imigrantes em situação irregular possam se regularizar. Este é o trabalho que será feito neste sábado, a partir das 13 horas na região central em São Paulo, por meio de um novo mutirão de atendimento, organizado pela Defensoria Pública da União - Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva/DPU-SP com participação dos membros do Comitê Paulista para Imigrantes e Refugiados, que é coordenado pela CMDH (Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo). O local do plantão será a Galeria Olido: Av. São João, 473.
Para informar os estrangeiros sobre a Lei 11.961/09 (e o Decreto 6.893/09, que a regulamenta) representantes de entidades estarão atendendo gratuitamente no sábado (28/11/09), a partir das 13 horas, na Galeria Olido. Diversos plantões têm sido realizados pelas entidades orientando e esclarecendo centenas de imigrantes sobre os procedimentos para a regularização.
Essa lei de Anistia Migratória, que dispõe sobre a residência provisória para o estrangeiro em situação irregular no território nacional e dá outras providências, entrou em vigor em 2 de julho de 2009. De acordo com a legislação, o prazo para regularização migratória para quem entrou no Brasil até 1/2/2009 vai até 30/12/09.
Segundo informações obtidas junto ao órgão federal responsável pela implementação da lei - a Polícia Federal -, em São Paulo, com a maior concentração de imigrantes do Brasil, tem sido verificada uma redução na procura por regularização nas primeiras semanas de outubro, o que poderia ser atribuída à pouca divulgação da Regularização Migratória junto aos imigrantes, iniciativa do Governo brasileiro considerada de caráter humanitário.
Estarão presentes: Ofício DHTC/DPU-SP (Defensoria Pública da União); os seguintes membros do Comitê Paulista para Imigrantes e Refugiados CMDH (Comissão Municipal de Direitos Humanos), Casa do Migrante, Centro Pastoral do Imigrante; Refugees United; Pastoral Afro Achiropita, CONE (SMPP), IDDAB; Escritório Modelo da PUC, entre outras entidades do Poder Público e da Sociedade Civil.
Guia com orientações já está disponível neste site
Nesse contexto de respeito e valorização dos direitos humanos, órgãos municipais, estaduais e entidades da sociedade civil realizam mutirões e outras ações de esclarecimento, tendo ainda elaborado um guia de orientação, formulado seguindo as determinações da Lei 11.961/09, que pode ser acessado no site da CMDH.
A CMDH (e integrantes do Comitê Paulista para Imigrantes e Refugiados), com apoio da Imprensa Oficial do Estado, disponibiliza gratuitamente esse guia de orientação no Páteo do Colégio, 5.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk