Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Participação social em Direitos Humanos e Cidadania
Coordenação da Política Municipal de Participação Social
A Coordenação da Política Municipal de Participação Social tem o papel de ampliar e fortalecer a participação social e a construção colaborativa das políticas públicas na cidade de São Paulo. A Coordenação está vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), mas atua em conjunto com as demais secretarias municipais.
Por meio dela, a SMDHC coordena o Grupo de Trabalho da Política e do Sistema Municipal de Participação Social e dá suporte aos Conselhos Participativos, especialmente os relativos à eleição de estrangeiros. Além disso, a Coordenação auxilia os processos participativos de outras pastas, como os que envolveram a revisão do Plano Diretor Estratégico e o controle social do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo.
Conselhos e Órgãos Colegiados
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)
O CMDCA foi criado para propor, deliberar e acompanhar as políticas públicas em prol das crianças e dos adolescentes na cidade de São Paulo, atendendo às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que vão desde a apresentação dos princípios das políticas de atendimento a essa população até a criação de instrumentos de controle e participação social.
Conselho Municipal dos Direitos da Juventude (CMDJ)
O Conselho Municipal dos Direitos da Juventude é um importante espaço de participação social para as/os jovens, onde se discutem temas relativos à aplicação de políticas públicas, as formas de ampliação e proteção dos direitos da juventude. O Conselho foi criado em 2008 e reestruturado recentemente pela Lei Municipal nº 16.120, aprovada em janeiro de 2015.
O CMDJ é composto de maneira paritária entre governo e sociedade civil, ou seja, o número de representantes governamentais é igual ao número de representantes eleitos pela sociedade. A Lei Municipal nº 16.120/2015 estabeleceu a paridade de gênero: metade das cadeiras do Conselho deverá ser ocupada por mulheres, como forma de fortalecer a participação feminina nos espaços políticos.
Conselho Municipal de Políticas LGBT (Conselho LGBT)
O Conselho Municipal de Políticas LGBT é um órgão colegiado, autônomo e permanente, de caráter consultivo, deliberativo e propositivo, que tem por objetivo atuar na promoção da cidadania e na defesa dos direitos da população LGBT e contribuir para o combate à discriminação e à violência contra esse segmento social.
O Conselho é formado por dez membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo eles seis representantes de pessoas físicas correspondendo aos segmentos: lésbicas, gays, bissexuais, travestis, mulheres transexuais e homens transexuais; uma vaga para entidades da sociedade civil com CNPJ; uma vaga para coletivos ou organizações sem CNPJ; e duas vagas para conselhos de classe. As votações ocorrem a cada dois anos e a atuação do Conselho Municipal de Políticas LGBT está prevista no Decreto Municipal nº 56.096, de 05 de maio de 2015.
Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI)
O GCMI tem como objetivo propor políticas e atividades de proteção e assistência aos idosos no município, além de receber denúncias de casos de violência contra a população idosa. Também busca informar e orientar a população idosa acerca de seus direitos, bem como desenvolver campanhas educativas junto à sociedade.
Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas e Álcool (Comuda)
O Comuda propõe e acompanha a execução da política municipal de prevenção ao uso de drogas. Também coordena, desenvolve e estimula programas desta política que visem o atendimento de pessoas em uso problemático de substâncias psicoativas.
Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Comitê PopRua)
O Comitê PopRua visa construir uma política voltada à população em situação de rua da cidade de São Paulo e viabilizar oportunidades para essa população, garantindo a sua cidadania.
Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Escravo (Comtrae)
A Comtrae foi instituída pela Lei 15.764/2013 (art. 263), e regulamentada pelo Decreto 54.432/2013. A Comissão é paritária entre representantes da sociedade civil e do governo e busca estruturar a política pública municipal de enfrentamento ao trabalho escravo.
Grupo de Trabalho pelo Direito à Memória e à Verdade (GT-DMV)
O GT-DMV foi instituído em abril de 2013 pelo Protocolo de Intenções firmado entre a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos e a Prefeitura Municipal de São Paulo. Seu papel é elaborar e monitorar ações voltadas à efetivação do direito à memória e à verdade no município. Saiba mais.
Audiências Públicas
Confira aqui as audiências públicas realizadas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Diálogos Sociais
O processo de participação social e construção de políticas pública em diálogo com a população são diretrizes da atual gestão do município de São Paulo. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania iniciou, em 2013, o programa #DialogoSPDH. Veja o calendário de atividades.
Promoção da Cidadania
Para promover a cidadania e fortalecer os mecanismos de participação social na cidade, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania vem organizando atividades de formação em direitos humanos e políticas públicas como aulas magnas, debates, seminários e oficinas educativas. Saiba o que tem sido feito.
Formação de Conselheiros em Direitos Humanos e Participação Social
Iniciativa da SMDHC, a Formação de Conselheiros em Direitos Humanos e Participação Social contará com a coordenação pedagógica do Instituto Paulo Freire. O objetivo da formação é aprofundar os programas nacionais e municipais de promoção dos direitos humanos, além de debater as teorias e práticas que envolvem os conceitos de participação social, participação popular e educação popular. O curso é voltado para representantes dos Órgãos Colegiados (conselhos, comitês, comissões) vinculados à SMDHC.
Conferências
Confira aqui a agenda das conferências que estão por vir e aproveite para ver o histórico das edições anteriores
Consultas Públicas
Veja aqui as datas das consultas agendadas e o histórico das já realizadas
POLÍTICA MUNICIPAL DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
A Prefeitura de São Paulo chama a população para construir um outro jeito de fazer política pública: com participação social! De agosto a dezembro de 2015, o documento que define os princípios e diretrizes da Política Municipal de Participação Social será amplamente debatido com a sociedade civil, por meio de reuniões abertas e consulta pública online.
Todas as informações sobre este importante processo de consolidação de uma democracia, de fato, participativa podem ser acompanhadas AQUI.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk