Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Quinta-feira, 2 de Outubro de 2025 | Horário: 13:50
Compartilhe:

Prêmio Dom Paulo Evaristo Arns celebra atuação na promoção e defesa dos Direitos Humanos

Criada em 2014, a premiação contempla uma pessoa física e uma instituição com contribuição para os direitos humanos em diversas áreas

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio da Coordenação de Educação em Direitos Humanos, realiza a 11° edição do Prêmio de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, solenidade anual que celebra pessoas físicas e jurídicas que se destacam na luta pelos Direitos Humanos na Cidade de São Paulo.

A honraria foi decretada em 2014, ano também da primeira edição, e é uma homenagem a Dom Paulo Evaristo Arns, 5° arcebispo e 3° cardeal da arquidiocese de São Paulo. O líder católico nasceu no dia 14 de setembro de 1921, em Santa Catarina, e veio para a capital paulista em 1966, quando foi nomeado bispo auxiliar da cidade. Em 1970, se tornou arcebispo, e consolidou sua liderança na arquidiocese. Dom Paulo ganhou fama por lutar pelos direitos humanos durante a ditadura militar, defender líderes sindicais e apoiar a campanha “diretas já”. Ajudou também a população em situação de rua, criando o vicariato episcopal, uma espécie de subdivisão da diocese, criada para aproximar a igreja da comunidade.

Nas 10 edições anteriores do Prêmio, personalidades famosas já foram contempladas, como a vereadora Erika Hilton, Mara Gabrilli e Luiza Erundina, primeira mulher a ser eleita prefeita de São Paulo.

As indicações para a premiação acontecem até o dia 04 de outubro, por meio do link disponível no site da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Para que o indicado possa ser contemplado, é necessário que tenha atuação comprovada na defesa e promoção dos direitos humanos em áreas diversas como educação, saúde, cultura, esporte e outras. Não há limite de inscrições, porém funcionários SMDHC e integrantes do júri independente não poderão ser premiados.

A premiação acontecerá dia 03/12 no Centro Universitário Maria Antônia, em uma cerimônia em conjunto com o Prêmio de Direito à Memória e à Verdade “Alceri Maria Gomes da Silva”.

As inscrições da edição desse ano seguem abertas até 04 de outubro de 2025.

collections
Galeria de imagens