Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Prêmio Luiza Mahin - 2024

Elisabeth Belisário
Cientista Social, aprofundou seus conhecimentos na área artística e desempenha papéis-chave no ponto de cultura e espaço cultural Ilú Obá De Min. Desde 2004, é presidente, regente e maestra nessa organização, onde atua também como Diretora Musical e professora de percussão. Seu trabalho visa preservar e difundir os ritmos dos Orixás e Malinkes, contribuindo de maneira significativa para a valorização da cultura afro-brasileira.

Heloisa Pires Lima
Escritora e consultora, com excelente atuação no campo da literatura negra e da literatura infantil contribuindo para o diálogo e reflexão sobre narrativas negras, intergeracionalidade e afro- bibliodiversidade para a educação e a sociedade brasileira.

Ingred Merllin Batista de Souza
Mulher negra amazonense, Cofundadora do Coletivo Núcleo Ayé, Pesquisadora na área da saúde e fisioterapia no tema dor lombar e sua relação com a saúde da população negra. É referência na produção do trabalho mulheres na ciência e na promoção da permanência estudantil, onde atua em parceria com o coletivo Ayé, graduandos e pós-graduandos negros.

Josineide Jesus dos Santos Carvalho - (Josy Asca)
Mulher preta, pedagoga, professora de Educação infantil na rede pública de São Paulo, palestrante e escritora de literatura adulta e infantil com ênfase na Educação antirracista.

Maria Izabel Neiva
Cineasta negra, há mais de 10 (dez) anos atua no enfrentamento e combate ao racismo estrutural diante das telas de cinema, enfatizando a importância da representatividade real, em frente e atrás das câmeras.

Regina Lúcia dos Santos
Mulher negra, importante educadora para relações étnico-raciais, que já atuou enquanto professora, e também atua há muitos anos formando novas lideranças negras. É formada em geografia e tem especialização em educação para relações étnico-raciais. Foi coordenadora estadual do Movimento Negro Unificado de São Paulo, e hoje está enquanto coordenadora estadual de formação. Escreve periodicamente para o Alma Preta Jornalismo, e tem também publicada no livro Racismo Ambiental e Emergências Climáticas no Brasil sua contribuição sobre o tema.

Sonia Guimarães
Pesquisadora e professora universitária, cientista nas áreas de Física da Matéria Condensada, Semicondutores, Sensores de Radiação Infravermelha. Foi a primeira mulher negra brasileira doutora em Física e primeira mulher negra brasileira a lecionar no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Em 2023, foi eleita uma das 100 pessoas mais inovadoras da América Latina pela Bloomberg Línea.