Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026 | Horário: 09:28
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo em 2025 atendeu 13.318 imigrantes

A SMDHC registrou um aumento de 13,52% em relação ao ano anterior. Venezuelanos foram os terceiros mais assistidos, com 1538 atendimentos

Os dados foram obtidos por meio do Painel de Dados de Atendimento do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI), Painel de Atendimentos e CRAI Móvel, lançado em junho de 2024. O serviço disponibiliza informações sobre o perfil do público atendido nos serviços disponibilizados pela Prefeitura de São Paulo. O serviço fornece dados acerca do perfil do público que utiliza os serviços oferecidos pela Prefeitura de São Paulo. Desde 2020, foram realizados 52.907 atendimentos, sendo 1.219 em 2020, 5.697 em 2021, 11.418 em 2022, 9.624, 11.631 em 2024 e 13.318 em 2025.   

As principais nacionalidades atendidas no ano de 2025 foram: Angola (2.800), Bolívia (2.174), Venezuela (1.538), Cuba (943), Guiné-Bissau (589), Síria (419), Haiti (405), Colômbia (342) e Marrocos (342). Apenas no mês de dezembro foram realizados 1.308 atendimentos e entre os dias 01 a 05 de janeiro foram registrados 102 imigrantes atendidos.  O assunto referente a imigrantes no Brasil e na cidade de São Paulo  tomou conta do noticiário nacional e local após fatos ocorridos na capital Caracas no último sábado, dia 03/01.

O Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) Oriana Jara, uma instalação pública administrada pela Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente, vinculada à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, está situado na Rua Major Diogo, 834 – Bela Vista, São Paulo – SP.

“São Paulo é, historicamente, uma cidade construída pela diversidade e pela força de quem chega em busca de proteção, trabalho e dignidade. Os dados do CRAI mostram que, ano após ano, milhares de imigrantes e refugiados procuram a cidade não apenas por serviços, mas por acolhimento, escuta e oportunidades reais de reconstruir suas vidas. Em um momento em que o tema da migração ganha destaque no noticiário, é fundamental reafirmarmos que o compromisso da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, é com uma política pública humanizada, que reconhece os imigrantes como sujeitos de direitos e agentes de desenvolvimento social, cultural e econômico. O CRAI, o CRAI Móvel e toda a rede de atendimento simbolizam esse compromisso concreto com a dignidade humana, a convivência intercultural e a promoção de uma cidade mais justa, solidária e inclusiva para todas e todos.” afirma Regina Santana, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. 

O CRAI Oriana Jara oferece atendimento a toda população imigrante da cidade de São Paulo, em trânsito ou residente, independentemente de sua nacionalidade, situação migratória ou do amparo legal para a sua permanência em território nacional, com atenção especial aos imigrantes em situação de maior vulnerabilidade. 

Entre os serviços oferecidos estão as orientações para a regularização migratória, o acesso aos direitos sociais, as diretrizes jurídicas e o encaminhamento aos serviços sociais. E denúncias de violações de direitos humanos também podem ser recebidas e encaminhadas pelo órgão. Seu objetivo é promover o acesso aos direitos e a inclusão social das pessoas migrantes no município. 

Por intermédio da SMDHC e CRAI, a Prefeitura de São Paulo disponibiliza também o CRAI Móvel, um dispositivo móvel que opera de maneira desterritorializada para garantir os direitos dos imigrantes. Em uma van adaptada para serviços, uma equipe multilíngue fornece orientações sobre regularização de migração, acesso a direitos sociais e judiciais, assistência jurídica, além de orientações sobre como utilizar a rede e os serviços públicos de saúde, acolhimento, educação, assistência social, entre outros. 


Para solicitar a visita do CRAI Móvel aos seus bairros, os coletivos e instituições interessadas podem preencher o formulário: bit.ly/craimovel. A análise dos dados será realizada e a equipe apresentará um parecer sobre a possibilidade de atendimento, dando início à coordenação e ao planejamento em conjunto com os solicitantes. Atenção: a solicitação de visita do CRAI Móvel só pode ser realizada por grupos, entidades ou aparelhos.

collections
Galeria de imagens