Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania
Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania promoveu Mutirão do Cuidado que levou carinho, acolhimento e cuidado à população idosa
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), realizou no último dia 25 de maio a 4ª edição do Mutirão do Cuidado, iniciativa voltada à promoção do envelhecimento ativo, saudável e com qualidade de vida para a população idosa. O evento aconteceu das 10h às 17h, no Polo Cultural da Terceira Idade, localizado na Rua Teixeira Mendes, 262, no Cambuci, reunindo serviços gratuitos de saúde, bem-estar, orientação e convivência.
Na ocasião, foram atendidas 232 pessoas. O Mutirão do Cuidado contou com uma programação diversificada e acolhedora, organizada pela Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa (CPPI) em parceria com diversos equipamentos públicos, profissionais e colaboradores do território.
“Foi emocionante receber todos os colaboradores, parceiros do território e de trabalho unidos pelo mesmo propósito, pelos mesmos sentimentos legítimos, construindo juntos momentos tão especiais e cheios de significado. Estivemos unidos em um único propósito: fortalecer o respeito, o cuidado e a dignidade da população idosa”, destacou Rosangela Cruz (Tina Cruz), coordenadora do Polo Cultural da Terceira Idade.
Ao longo do dia, o público recebeu atendimentos nas áreas de beleza e estética, com corte de cabelo feminino e masculino, tranças, design de sobrancelhas, maquiagem e esmaltação. Na área de saúde e terapias, foram oferecidos serviços de massoterapia, avaliação auditiva, oficina de arteterapia e avaliação bucal.
O evento também disponibilizou orientações intersetoriais sobre políticas públicas voltadas à pessoa idosa, com a participação do Centro de Referência da Pessoa Idosa (CRPI), Programa de Acompanhante para Idoso (PAI), Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), Comitê Intersetorial de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Acumulação (CIAIPSA), UBS Sé e Cambuci e Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT).
“Este evento é uma importante iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e da Coordenação de Políticas para a Pessoa Idosa, que demonstra o compromisso e o alinhamento da atual administração com a formulação e a implementação de políticas públicas voltadas à promoção da qualidade de vida, do cuidado e da valorização das pessoas idosas”, comentou Josefa Anadete dos Santos Silva , coordenadora da CPPI.
A programação teve início às 10h, com a abertura oficial realizada pela CPPI e pelo Polo Cultural da Terceira Idade. Na sequência, houve palestra sobre cuidado e prevenção, apresentação musical acústica e, no período da tarde, funcionamento das ilhas temáticas de atendimento. O encerramento contou com o “Café Cuidadoso”, acompanhado de atrações musicais e passinhos das décadas de 60, 70 e 80, promovendo integração, memória afetiva e lazer.
Mais do que um dia de serviços, o Mutirão do Cuidado reforçou a importância da convivência, da valorização da pessoa idosa e do fortalecimento das redes de apoio e cuidado no território.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
