Secretaria Municipal de Habitação
Ações e Programas
A Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e seu término.
O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica e o estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da PMSP, o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.
A programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista no art. 165, II da Constituição Federal, que é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da PMSP, pelo período de um ano. Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas às finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.
Nesse sentido, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê a realização das despesas de capital para o exercício seguinte e confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA. Além disso, tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.
A LOA também institui critérios e formas de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos, e a avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.
Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento público podem ser encontradas site da Secretaria Municipal da Fazenda e na página de Receitas e Despesas do Portal de Transparência.
ORÇAMENTO 2025**
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
R$4.175.334.305,00 | R$4.032.685.291,33 | R$1.540.610.908,94 | R$970.475.695,93 |
** Informações atualizadas em 10/06/2025
ORÇAMENTO 2024**
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
R$4.690.192.93,00 | R$5.489.530.430,82 | R$4.244.395.46118 | R$3.567.799.454,31 |
** Informações atualizadas em 14/11/2024
ORÇAMENTO 2023**
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
R$ 2.532.451.938 | R$ 2.227.512.473,06 | R$ 1.088.862.438,63 | R$ 1.001.521.954,80 |
** Informações atualizadas em 30/12/2023
ORÇAMENTO 2022**
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
R$ 1.996.872.448 | R$ 2.920.649.717 | R$ 1.405.538. 907 |
R$ 911.449.967 |
** Informações atualizadas em 08/12/2022
ORÇAMENTO - 2021*
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
R$ 922.586.684 | R$ 1.431.369.461 | R$ 900.635.203 | R$ 702.990.850 |
ORÇAMENTO - 2020*
Orçado | Atualizado | Empenhado | Liquidado |
R$1.040.397.057 | R$ 1.081.440.904 | R$ 740.112.054 | R$ 624.378.506 |
* Informação atualizada ao final de cada ano.
** Fontes:
Sistema SOF
http://orcamento.sf.prefeitura.sp.gov.br/orcamento/execucao.php
Acesse o quadro detalhado de despesas.
*Escolha o ano que deseja consultar e o formato de arquivo (PDF, XLS e ODS).
*Nestes arquivos estão os orçamentos detalhados de todas as Secretarias e Subprefeituras. Entre, escolha o formato de arquivo e pesquise a palavra "Habitação".
> Acesse mais detalhes do orçamento de toda a Prefeitura também no Portal da Transparência.
Para pesquisar as informações sobre Repasses e Transferências, acesse a página Repasses e Transferências de Recursos Financeiros no Portal da Transparência, e a página Emendas Parlamentares.
Acesse também informações relativas às diárias e passagens aéreas dos servidores públicos municipais, na página Diárias e Passagens no Portal da Transparência.
Informações sobre Obras Públicas podem ser acessadas no Portal Obras Abertas
Programa de Metas
O Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas:
Acesse o Programa de Metas 2025-2028
- Meta 7 - Entregar 40 mil moradias a famílias de baixa renda, para que tenham lar digno e definitivo, em locais com infraestrutura urbana e acesso à rede de transporte.
Projeção
As habitações serão em locais com infraestrutura urbana e acesso à rede de transporte.
Indicador
Número de unidades habitacionais entregues.
Órgão Responsável
SEHAB
ODS Vinculados
ODS 1 - Erradicação da pobreza
ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis.
- Meta 8 - Entregar 100 mil títulos de posse ou propriedade por meio do Pode Entrar Regularização Fundiária, garantindo a famílias de baixa renda moradia estável, com segurança jurídica.
Projeção
A titulação dá ao morador acesso a direitos e serviços e contribui para o planejamento urbano da cidade. As ações consideram a realidade de cada assentamento e serão conduzidas de forma articulada entre SEHAB e COHAB
Ações estratégicas
- Entrega de 100 mil títulos de posse ou propriedade;
- Realização de 100 mil ações e procedimentos administrativos voltados à regularização fundiária.
Indicador
Número de títulos de garantia de posse ou propriedade entregues.
ODS Vinculados:
ODS 1: Erradicação da Pobreza
ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis.
- Meta 9 - Beneficiar 50 mil famílias com urbanização de áreas de favela, oferecendo infraestrutura, segurança e condições dignas de moradia.
Projeção
As obras transformarão a realidade de assentamentos precários, eliminando riscos e promovendo a recuperação ambiental. Vão de simples intervenções de complementação de infraestrutura até a urbanização integral.
Ações estratégicas
- 2,7 milhões de m² com etapas de urbanização finalizadas na região dos mananciais;
- 1,3 milhões de m² com etapas de urbanização finalizadas no restante da cidade.
Indicador
Número de famílias beneficiadas com obras de urbanização.
Órgão responsável
SEHAB
ODS Vinculados
- ODS 1: Erradicação da Pobreza;
- ODS 6: Água Potável e Saneamento;
- ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis.
-
Meta 10 - Revitalizar 20 empreendimentos habitacionais sob responsabilidade da SEHAB/COHAB, gerando benefícios para 4 mil famílias e favorecendo o convívio e a integração comunitária.
Projeção
As obras vão recuperar as condições físicas, ambientais e de uso dos empreendimentos, melhorando áreas de uso compartilhado, prolongando a vida útil das edificações e qualificando o entorno em conformidade com as políticas municipais de zeladoria.Ações estratégicas
- Revitalização de 20 empreendimentos habitacionais sob responsabilidade da SEHAB/COHAB;
- Melhorias em infraestrutura, acessibilidade e salubridade das áreas compartilhadas.Indicador
Soma do número de empreendimentos habitacionais revitalizados.
Órgão responsável
SEHABODS Vinculados
ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis;
ODS 3: Saúde e Bem-Estar.
- Meta 11 Concluir obras de canalização de córregos e contenção de encostas em 14 áreas prioritárias do Plano Municipal de Riscos, protegendo famílias que residem em áreas de alto risco
Projeção
O Plano Municipal de Redução de Riscos prevê um conjunto de medidas a serem tomadas ao longo de 16 anos e estruturadas em quatro fases de 4 anos. As análises de risco hidrológico e geológico e da vulnerabilidade social dos moradores dessas áreas foram os critérios para a definição das ações prioritárias para o presente quadriênio.
Ações estratégicas
- Obras de intervenção ou garantia de atendimento habitacional para famílias situadas em áreas de risco R4.
- Publicação de 29 Cadernos de Drenagem.
- Limpeza de 9.000.000 de metros de extensão de córregos, galerias e ramais pluviais.
- Preparação de 1.200 cidadãos em exercícios simulados de resposta a desastres.
- Implantação de Serviço de Proteção em Situações de Calamidade Pública e Emergência, redefinindo fluxos e aumentando a celeridade da resposta.
Indicador
Soma das obras concluídas.
Órgão responsável
SIURB e SEHAB
ODS Vinculados
ODS 11: Cidades e Comunidades Sustentáveis;
ODS 13: Ação Contra a Mudança Global do Clima;
ODS 6: Água Potável e Saneamento – melhora a drenagem e gestão hídrica das áreas urbanas.
Programa de Integridade e Boas Práticas – PIBP
O Programa de Integridade e Boas Práticas consistente no conjunto de mecanismos e procedimentos internos destinados a detectar e prevenir fraudes, atos de corrupção, irregularidades e desvios de conduta, bem como a avaliar processos objetivando melhoria da gestão de recursos, para garantir a transparência, a lisura e a eficiência.
Conforme Decreto Municipal 59.496/2020 e a Portaria CGM 117/2020, os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município deverão implementar o Programa de Integridade e Boas Práticas - PIBP, estruturados nos seguintes eixos fundamentais:
• I - Comprometimento e apoio da alta administração;
• II - Existência de unidade responsável no órgão ou na entidade;
• III - Análise, avaliação e gestão dos riscos associados ao tema da integridade;
• IV - Monitoramento contínuo dos atributos do programa de integridade.
Saiba mais sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: cgmpibp@prefeitura.sp.gov.br
Plano de Ação da Agenda 2030
A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é adotada como uma diretriz de políticas públicas em âmbito municipal, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 16.817/2018.
A Agenda está integrada a outros instrumentos de planejamento, orçamento e gestão, incluindo o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Programa de Metas e os planos setoriais da 23 cidade.
Cada órgão municipal tem compromissos específicos definidos na Agenda Municipal 2030 e em seu respectivo Plano de Ação, que tem um período de quatro anos, alinhados às suas áreas de atuação.
O monitoramento das ações vinculadas à Agenda 2030 é concentrado na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), integrante da Secretaria de Governo Municipal.
Acesse o Plano de Ação da Agenda 2030
Metas vinculadas a Secretario Municipal de Habitação no Plano de Ação da Agenda 2030:
Meta 5.a - Garantir a efetiva implementação das leis e políticas que certificam às mulheres direitos iguais aos recursos econômicos, bem como o acesso à propriedade e controle sobre a terra e outras formas de propriedade, serviços financeiros, herança e os recursos naturais, de acordo com as leis nacionais.
Meta 11.1 - Até 2030, garantir o acesso de todos à moradia digna, adequada e a preço acessível, e também aos serviços básicos; urbanizar os assentamentos precários, com especial atenção para grupos em situação de vulnerabilidade.
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