Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia

Segunda-feira, 5 de Janeiro de 2026 | Horário: 12:03
Compartilhe:

2025 se destaca como ano de avanço para a tecnologia paulistana

Com o início de 2026, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia reserva um momento para relembrar as conquistas e entregas ocorridas no ano passado

O ano de 2025 trouxe importantes marcos para a inovação e tecnologia da cidade de São Paulo, com um objetivo sempre claro de aprimorar os serviços e políticas públicas oferecidas pela Prefeitura de São Paulo através da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT). Com foco em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, a gestão municipal priorizou a democratização do acesso à tecnologia, com novos serviços, inaugurações e melhorias estratégicas.

Entre os programas, destaca-se a conquista de 10 milhões de atendimentos realizados pelo Descomplica SP desde sua inauguração em 2018. Somente no ano passado foram 2,5 milhões de atendimentos. Para impulsionar esse resultado, foram lançadas, em janeiro de 2025, quatro vans do Descomplica Móvel, que aproximaram todas as regiões da capital da resolução de pendências, totalizando 12 mil atendimentos em mais de 200 ações.

Atualmente, o Descomplica SP conta com 99% de aprovação entre seus usuários, consolidando-se como um selo de excelência do trabalho da Prefeitura na promoção de políticas públicas eficazes, que efetivamente chegam à população.

O SP156, maior central de atendimento municipal da América Latina, encerrou o ano com mais de 2,1 milhões de solicitações registradas e 4,1 milhões de usuários cadastrados. Em seus diversos canais, o programa disponibiliza mais de 1.300 serviços digitalizados, sendo 15 deles já integrados à Solicitação Inteligente — funcionalidade lançada em abril deste ano que utiliza Inteligência Artificial (IA) para atender de forma mais eficiente as demandas dos munícipes.

Também se destacam parcerias importantes do SP156, como a realizada junto à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para confirmação de agendamento via SUS. Também houve a inclusão do serviço para emissão da carteirinha do Centro TEA, equipamento inaugurado em abril com foco em crianças e jovens no espectro autista.

Desenvolvimento de talentos para o futuro

No último ano, o programa FAB LAB capacitou cerca de 23 mil pessoas em oficinas de fabricação digital, corte a laser, impressão 3D e muito mais. Com três novas unidades inauguradas em 2025 — CEU Paz, CEU Jardim Paulistano e CEU Perus — são 17 laboratórios presentes em todas as regiões da cidade.

Completando 10 anos, o programa semestral Bolsa Trabalho, que tem seus cursos realizados nos FAB LABs, formou mais de 160 jovens no último ano, com foco na inclusão do grupo no mercado de trabalho.

Ainda em 2025, os Telecentros realizaram 1,5 milhão de atendimentos e promoveram cerca de 60 mil capacitações em suas 140 unidades. Com o objetivo de ampliar o acesso à tecnologia para todas as gerações, cerca de 30 mil pessoas 50+ participaram de cursos de educação digital, com foco na prevenção de golpes online.

Também foram inauguradas duas novas unidades: o Telecentro CEU Cidade Líder Rei Pelé e o Telecentro Cidade Ademar. Além disso, foi renovada a parceria com o SESI, garantindo a continuidade do curso de Robótica, iniciativa que aproxima os jovens das tecnologias do futuro.

Democratização do acesso à tecnologia

Paralelamente ao fomento do conhecimento, outro foco da gestão da Secretaria é a democratização do acesso à internet. Nesse sentido, a ampliação da cobertura do WiFi Livre SP tem sido fundamental. Em relação ao ano anterior, houve um aumento de aproximadamente 2 mil pontos de acesso, totalizando cerca de 8 mil pontos de internet distribuídos pela cidade, sendo 3,2 mil desses pontos em áreas de maior vulnerabilidade social.

No campo do incentivo ao crescimento econômico, a SMIT, por meio do programa Empreenda Fácil, seguiu desburocratizando o processo de abertura de empresas. O prazo médio para iniciar um negócio, que antes era de até 100 dias, atualmente é de aproximadamente 22 horas, o que gerou cerca de 140 mil novas empresas abertas somente em 2025.

Horizontes nacionais e internacionais

Com as iniciativas da Prefeitura pelo munícipio, o reconhecimento internacional se mostrou iminente. No fim do ano, São Paulo se consolidou referência global em gestão pública moderna ao ser a primeira capital do mundo a alcançar, de forma simultânea, o nível máximo Platina da certificação ISO de Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente. O reconhecimento foi concedido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e entregue ao prefeito Ricardo Nunes, com a presença do Secretário Milton Vieira, do Secretário Adjunto Humberto de Alencar e do Chefe de Gabinete da SMIT, Silvio Lima, em cerimônia no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura.

Internamente a SMIT também movimentou diversas pautas e alcançou novos patamares. Contamos com a inauguração do auditório Ada Lovelace e finalizamos o ano na 21ª edição do Ponto Mulher, encontro mensal que promove diálogos entre as servidoras, convidando palestrantes para compartilharem suas trajetórias dentro de suas carreiras.

Ao longo do ano, a secretaria participou de agendas e missões importantes do ecossistema de inovação e tecnologia, com encontros no município, mas também em Curitiba, São José dos Campos, Nova Odessa e Sorocaba. Internacionalmente a SMIT esteve presente em eventos em Orlando (EUA), Barcelona (Espanha), Abu Dhabi (EAU) e Hong Kong (China).

Desta forma, em 2025 avançamos ainda mais na melhora da qualidade de vida da população. Para 2026 não será diferente, os programas da SMIT estarão voltados para atender o cidadão em primeiro lugar, resolvendo suas necessidades. Será um ano repleto de parceria, inovação e tecnologia!

Mais informações:  
Assessoria de Comunicação da SMIT  
inovacao@prefeitura.sp.gov.br   

collections
Galeria de imagens