Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia
SMIT promove ação sobre a educação no trânsito entre servidores
A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) realizou nesta segunda-feira (18) uma ação como parte da campanha de Maio Amarelo, no Auditório Ada Lovelace. Contando com o tema “Se nenhuma morte no trânsito é aceitável, o que isso tem a ver comigo?”, a palestra enfatizou a importância da conscientização e atenção no trânsito junto aos servidores.
O evento contou com a participação da psicopedagoga e especialista em trânsito, Fabiana Paim Andrade. Com especialização em Gestão de Pessoas e Marketing, além de Mestra em Políticas Públicas, Fabiana é doutoranda em administração com foco em Marketing Digital e atualmente é Coordenadora-Geral da Escola Pública de Trânsito do Detran de São Paulo.
A convidada apresentou uma série de perigos, frutos da desatenção presente no cotidiano da cidade por parte dos motoristas e os cuidados necessários para uma mobilidade segura entre pedestres e ciclistas. Ela destacou que as leis de trânsito estão sempre sendo estudadas, com o intuito de tornar o dia a dia de motoristas e pedestres mais seguro.
Fabiana apontou dados impactantes sobre a segurança no trânsito, como por exemplo o fato de uma velocidade compatível à via aumentar a taxa de sobrevivência dos envolvidos. ‘’Se o pedestre for atropelado por um automóvel que esteja numa velocidade de 60km/h, a probabilidade de sobrevivência dele é de menos de 10%, mesmo que o motorista do veículo acione o sistema de frenagem. Agora se o carro vier a 40km/h e colidir com o caminhante, essa taxa chega a 65%’’, completou ela.
Após a apresentação, os servidores trocaram entre si experiências que tiveram em meio ao trânsito. O encontro expôs alternativas para uma locomoção segura, a necessidade de atitudes responsáveis com a vida das pessoas e a importância da conscientização sobre o tema, além dos serviços prestados pelos programas da SMIT - como o SP156 - voltados para a mobilidade no tráfego.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da SMIT
inovacao@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
