Notícia na íntegra

Sexta-feira, 8 de Agosto de 2025 | Horário: 16:59
Compartilhe:

Armazéns Solidários da capital vão receber produtos cultivados por agricultores do Sampa+Rural

A unidade de M’Boi Mirim, Zona Sul, é a primeira a contar com mercadorias de produtores de Parelheiros

Importantes programas da Prefeitura de São Paulo, o Armazém Solidário e o Sampa+Rural fazem parceria em prol da segurança alimentar da população. A partir deste mês, será implementado nas unidades do Armazém uma gôndola com produtos cultivados por agricultores de Parelheiros, extremo Sul da cidade. O intuito da iniciativa é promover a economia local, estimulando a comercialização de alimentos produzidos dentro de São Paulo que serão consumidos por munícipes da capital.

A unidade de M’Boi Mirim, Zona Sul, é a primeira a receber os produtos cultivados por agricultores do Sampa+Rural. O projeto, que é administrado pela Coordenadoria de Agricultura da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), oferece atendimento técnico especializado aos agricultores paulistanos, além do acesso a maquinários e recursos específicos para o cultivo de alimentos orgânicos e/ou de base agroecológica. 

Em paralelo, a iniciativa social da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar, Nutricional e Abastecimento (SESANA) visa garantir o acesso a alimentos saudáveis, nutritivos e com preços menores para que famílias cadastradas no CadÚnico. Além disso, o Armazém oferece produtos com preços variam entre 30% e 50% mais baixos do que em mercados convencionais, sempre priorizando alimentos naturais e orgânicos.

O Armazém Solidário, em parceria com o Sampa+Rural, busca ampliar o acesso a alimentos orgânicos, saudáveis e naturais. Essa colaboração entre os programas impacta diretamente na melhoria da qualidade de vida dos consumidores paulistanos, promovendo a segurança alimentar e nutricional.

Nesta primeira compra, o programa Sampa+Rural contou com o apoio da Cooperapas para fazer a seleção de agricultores interessados em comercializar produtos aos Armazéns Solidários. Até o momento foram adquiridos cerca de 500 kg em alimentos, compostos de 15 culturas variadas, como beterraba, rabanete, batata, entre outros. A entrega também contou com cerca de 2 mil unidades de folhosas, como alface, couve, escarola, agrião e repolho. 

As entregas serão realizadas duas vezes na semana, garantido o frescor dos produtos e a rotatividade. O objetivo é que a parceria entre SMDET e SESANA seja expandida para outras seis unidades do Armazém Solidário em toda a capital, garantindo também a participação de agricultores de outras regiões

“A parceria entre o Armazém Solidário e o Sampa+Rural, é exemplo do nosso esforço e comprometimento com a segurança alimentar dos paulistanos. O papel de SESANA é garantir que os munícipes tenham acesso a alimentos de qualidade, e nada melhor do que produtos orgânicos cultivados pelos próprios moradores da capital, que além de tudo incentivam a economia local. Porque aqui, onde a fome tem pressa, o cuidado chega primeiro”, afirma o secretário executivo de Segurança Alimentar, Vitor Arruda. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart, destacou que o programa Sampa+Rural prevê ações de fortalecimento de toda a cadeia produtiva na agricultura paulistana. "Além do atendimento técnico, temos o papel de incentivar a geração de renda dos agricultores, que extraem da colheita o seu sustento. Essa parceria com o Armazém Solidário é fundamental, pois conseguimos alcançar ainda mais consumidores para os produtores, que também reduzem perdas e potencializam os ganhos".

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn