Notícia na íntegra

Sexta-feira, 1 de Agosto de 2025 | Horário: 11:34
Compartilhe:

Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres abre inscrições para voluntariado

Serão selecionados até 115 voluntários cursando ou recém-formados nos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária. Serviço é dividido em cinco setores e oferece certificado de participação

A Divisão de Fauna Silveste (DFS), da Prefeitura de São Paulo, abriu inscrições para o voluntariado no Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS). Serão selecionados até 115 voluntários e para participar do processo seletivo, é necessário estar cursando ou ser recém-formado em Ciências Biológicas, ou Medicina Veterinária.

“Esse programa conecta a formação acadêmica à prática e reforça nosso compromisso com a proteção da fauna silvestre. Estamos não apenas contribuindo para a formação dos voluntários, mas também fortalecendo o cuidado e o compromisso da cidade com os animais silvestres resgatados”, afirma o diretor da Divisão de Fauna Silvestre, Sergio Novita.

Os interessados deverão enviar o currículo até 14 de agosto para o e-mail voluntariofauna@prefeitura.sp.gov.br. Também é obrigatório apresentar certificados de vacinação contra Tétano, Covid-19, Febre Amarela e Raiva (com sorologia atualizada e validade mínima de um ano). Confira mais informações abaixo.

O serviço voluntário terá duração mínima de dois meses, com carga de 20 horas semanais, de segunda a domingo, em dias e horários definidos por escala. As atividades serão realizadas nas unidades do CeMaCAS, geridas pela DFS: no Parque Anhanguera e Parque do Ibirapuera.

Os candidatos deverão ainda escolher um dos cinco setores para realizar o serviço:

  1. Clínica: a clínica (CeMaCAS e Ibirapuera), atua no auxílio prioritário na realização de manejo dos animais internados (alimentação assistida, limpeza e adequação de recintos), enriquecimento ambiental, acompanhamento do recebimento de animais vitimados. 
     
  2. Berçário: fica à frente da alimentação dos filhotes (administração, registro e monitoramento), recintação e enriquecimento ambiental, acompanhamento das atividades de manejo, higiene, observação, monitoramento, registro de comportamento e procedimentos, participação na organização e manutenção da limpeza de itens utilizados e do ambiente de trabalho. 
     
  3. Quarentenário: responsável pelo recebimento de animais (aves e répteis) oriundos de apreensões, realização das atividades de manejo (tratamento, alimentação de filhotes, contenção para exame clínico, coleta de material biológico), realização de atividades para a reabilitação dos animais (treino de voo, enriquecimento para ambientação de recintos). 
     
  4. Reabilitação (CRAS): acompanhamento das atividades de manejo diário dos animais, reabilitações e realização de enriquecimento dos recintos. O laboratório, executando exames necroscópicos; exames laboratoriais, organização e preparo de materiais e soluções para realização de exames, digitação de laudos necroscópicos. 
     
  5. Nutrição: encarregada das atividades de rotina da cozinha dos animais, acompanhamento e realização das atividades de rotina do Biotério e atividades ligadas à nutrição dos animais internados. 
     

Dentro destas áreas, os participantes poderão aplicar os conhecimentos aprendidos em sala de aula, na prática, dentro dos setores que são referência na capital paulista. 
 
Inscrições
Os interessados deverão encaminhar um e-mail com seu currículo para voluntariofauna@prefeitura.sp.gov.br com título “VOLUNTÁRIO 2025 + [nome do setor escolhido]” até o dia 14 de agosto.

Candidatos que colocarem o nome de 2 ou mais setores no título serão automáticamente desclassificados.

Para mais informações sobre o voluntariado, acesse o link a seguir: clique aqui

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn