Notícia na íntegra

Quarta-feira, 8 de Outubro de 2025 | Horário: 13:05
Compartilhe:

Cidade das oportunidades: São Paulo registra abertura de mais de 847 mil novas empresas desde 2021

Município atingiu, no segundo trimestre de 2025, a menor taxa de desemprego de sua história, impulsionado pelo ambiente de negócios e geração de empregos

Principal polo econômico do país, a capital paulista registrou, entre 2021 e setembro de 2025, a abertura de 847.911 novas empresas, evidenciando o forte ritmo de empreendedorismo e a atratividade do município para novos negócios. O cenário positivo é resultado dos esforços da Prefeitura em criar um ambiente cada vez mais seguro e transparente para quem deseja empreender.

Impulsionadas pela segurança jurídica e incentivos fiscais oferecidos pela administração municipal para fomentar o ambiente de negócios, 86.280 empresas escolheram São Paulo como novo endereço. O resultado reforça o papel da capital como centro competitivo, com infraestrutura robusta, profissionais qualificados e políticas que favorecem o empreendedorismo.

O bom ambiente econômico e as oportunidades oferecidas também impulsionaram a geração de emprego e renda, impactando diretamente a redução do desemprego. No segundo trimestre de 2025, a cidade registrou a menor taxa de desocupação de sua série histórica, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), com 5,4%.

O aumento no número de Microempreendedores Individuais (MEIs) também chama a atenção. Desde 2021, 774.924 MEIs foram cadastrados em São Paulo, enquanto 32.244 migraram de outras cidades, reforçando os efeitos das políticas municipais voltadas à desburocratização e à formalização de negócios.

Na capital, é possível abrir um estabelecimento em menos de 24 horas, graças ao processo de desburocratização implantado pela Prefeitura desde 2023. Antes, o tempo médio era de até 100 dias.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn