Notícia na íntegra

Quarta-feira, 2 de Julho de 2025 | Horário: 08:45
Compartilhe:

Mais de 3 milhões de visitantes participam das atividades do Junho Verde nos Parques Municipais de São Paulo

Mais de 500 atividades, plantios e entregas de novos espaços de lazer marcaram o mês do meio ambiente

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), promoveu durante o “Junho Verde” mais de 500 atividades voltadas à educação e sensibilização ambiental. Ao longo do mês, os 120 parques municipais receberam mais de 3 milhões de visitantes, consolidando o evento como um marco na mobilização pela sustentabilidade do município.

O calendário de atividades incluiu desde plantios de mudas até oficinas e seminários. Apenas no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, foram plantadas cerca de 1.400 novas árvores nativas, em ações que integram o Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU). Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) aponta que, ao longo de 20 anos, uma única árvore nativa da Mata Atlântica pode absorver mais de 160 kg de CO2 da atmosfera. Portanto, a ampliação dos plantios arbóreos na cidade é uma importante ferramenta para a descarbonização na cidade.

Durante a data comemorativa, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, assinou a criação de duas novas Unidades de Conservação (UC) na cidade, a Floresta Municipal Fazenda Castanheiras (FLOMU), localizada no extremo sul, e o Monumento Natural (MONA) Pico do Votussununga, conhecido como “Morro do Cruzeiro” e o ponto mais alto da zona leste. Além disso, o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA Mananciais) se consolidou como um dos maiores do mundo, sobretudo para pequenos produtores.

O mês também foi marcado por duas importantes entregas para a cidade. No dia 7 de junho, a SVMA inaugurou o Parque Morumbi Sul, um espaço com 84 mil m² de lazer, trilhas, quadras, cachorródromo, playgrounds e academia ao ar livre. Em poucos dias, o parque passou a figurar entre os dez mais visitados da capital. Duas semanas depois, o Parque M’Boi Mirim foi reaberto ao público após obras de requalificação das áreas de convivência e infraestrutura, ampliando a oferta de lazer e bem-estar para moradores da zona sul.

Às terças-feiras de junho também foi realizado o ciclo de palestras “Diálogos VerdeAzul”, que trouxe discussões sobre bem-estar social, saneamento, mitigação de impactos ambientais e qualidade de vida, reunindo mais de 364 pessoas na primeira edição da iniciativa. 

Já na Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ), 174 atividades educativas reuniram 6.400 participantes. Os encontros conectaram pessoas com saberes sobre biodiversidade, agricultura urbana, compostagem e mudanças climáticas. É esse contato direto que transforma conhecimento em atitude, explicou a coordenadora de Educação Ambiental da SVMA, Gabriela Chabbouh.

A programação contou ainda com a entrega de 22 caminhões movidos a biometano, combustível obtido a partir de resíduos depositados nos aterros sanitários. A substituição da frota convencional deve gerar economia mensal estimada em 65 mil litros de diesel, além de reduzir a emissão de poluentes.
Para encerrar o mês, o seminário “São Paulo + Verde” reuniu mais de 100 pessoas entre pesquisadores, parlamentares, representantes do poder público e da sociedade civil em debates sobre preservação ambiental e os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

“O Junho Verde foi um mês de avanços históricos na cidade e uma forma de reafirmar o compromisso da gestão com uma cidade mais sustentável e resiliente. Mas o trabalho continua e seguimos promovendo ações de preservação ambiental para um futuro mais acolhedor a toda a população”, finaliza o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Rodrigo Ashiuchi. 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn