Notícia na íntegra
No Dia Nacional da Habitação, Prefeitura entrega primeiros 297 apartamentos a famílias que viviam em área de risco na Vila Leopoldina
O prefeito Ricardo Nunes entregou nesta quinta-feira (21), Dia Nacional da Habitação, os primeiros 297 apartamentos do Conjunto Residencial Major Paladino, na Vila Ribeiro de Barros, região da Vila Leopoldina, zona oeste da capital. O empreendimento terá, ao todo, 1.035 unidades distribuídas em cinco torres.
Na cerimônia de entrega das chaves dos novos apartamentos às famílias contempladas, o prefeito Ricardo Nunes destacou o impacto social e humano dessa conquista. “Essa entrega dos 297 apartamentos tem uma representação muito grande, porque todas essas famílias que estão recebendo hoje as chaves nesse conjunto habitacional, localizado em uma região com transporte coletivo, UPA e UBS, têm uma história de vida diferente. Algumas estão aguardando há 16, 18 anos e, na sua grande maioria, estavam em uma área de risco, moravam em uma condição insalubre e hoje podem vir morar nesse conjunto habitacional maravilhoso”, disse.
As famílias contempladas viviam em áreas de risco em regiões como Moinho, Virtudes, Pau Queimado, Cristina Tomás, Diogo Pires, Nova Jaguaré, Humaitá, Japiassu, Ilha Verde, Lidiane, Humaitá Caixa C, Jardim Wilson e Ponte Orestes Quércia, têm renda de até 6 salários mínimos e estavam recebendo auxílio aluguel até a entrega das novas moradias. Com a mudança, passam a ter acesso definitivo a unidades de 52 m² e 53 m², com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.
Quem já recebeu as chaves destacou a transformação em suas vidas ao deixar condições precárias para conquistar um lar digno. “Antes desse apartamento eu morava na Diogo Pires, em um cômodo com banheiro, muito apertado, com meu marido e com a minha bebê”, contou a vendedora Pamela Barbosa Ferreira, 36 anos. “Agora estou muito emocionada, super empolgada, feliz, é uma mistura de sentimentos. Só tenho que agradecer. Nem dormi, de tanta ansiedade”, disse.
A iniciativa integra o Programa Pode Entrar, na modalidade Urbanização de Favelas, com investimento de R$ 153,8 milhões do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FUNDURB). Desde 2021, a Prefeitura já entregou 12.756 unidades habitacionais — 1.869 somente em 2025 — e outras 43 mil estão em construção na cidade.
“Estamos fazendo o maior programa habitacional da história da cidade. Todo esse empreendimento é com recurso da Prefeitura de São Paulo, não tem um centavo do Governo Federal, mas a gente está trabalhando muito para trazer empresas, aumentar a arrecadação e reverter esses recursos para fazer unidades habitacionais, para fazer a UPA da Lapa, muito bem equipada, logo entregamos a UBS Vila Ipojuca e muitas outras coisas que estão sendo desenvolvidas na nossa cidade”, destacou o prefeito.
Dia Nacional da Habitação
Segundo o secretário municipal de Habitação, Sidney Cruz, a escolha da data reforça o simbolismo de mais essa entrega. “Mais do que entregar chaves, estamos oferecendo dignidade, segurança e novas oportunidades para centenas de famílias. No Dia Nacional da Habitação, reafirmamos o compromisso da Prefeitura em ampliar o acesso à moradia de qualidade, com infraestrutura e serviços públicos próximos”, afirma.
Na entrega das novas moradias, a cerimônia foi marcada pela emoção das famílias beneficiadas e pelo destaque ao maior programa habitacional já realizado em São Paulo.
“Mais de 290 famílias hoje vão abrir uma porta que significa esperança: deixar para trás a insegurança do aluguel e das áreas de risco para iniciar um novo momento, com a garantia de um teto que é seu e que ninguém mais vai tirar. Isso só é possível porque a cidade vive hoje o maior programa de habitação da sua história, com mais de 43 mil unidades em obra”, disse o presidente da Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo), Diogo Soares.
O conjunto ocupa uma área de 43,6 mil m², declarada de utilidade pública em 2009. Localizado próximo à Ponte dos Remédios e à Marginal Tietê, conta com fácil acesso à estação Imperatriz Leopoldina da CPTM, garantindo mobilidade e integração ao tecido urbano.
O residencial também contará com equipamentos comunitários e educacionais. Entre eles, áreas de lazer com playground, quadras esportivas e sala multiuso, além de uma creche com capacidade para 203 crianças de até três anos e uma Escola Municipal de Educação Infantil com 385 vagas para crianças de 4 e 5 anos.
Mídias
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk