Notícia na íntegra
Prefeitura garante mais acessibilidade à Justiça para surdos e pessoas com deficiência auditiva no Fórum da Lapa
A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (19), no Fórum Regional da Lapa, na zona oeste da capital, o Posto de Atendimento Presencial de Intermediação em Libras (PAP-CIL). Com a iniciativa, a população surda e com deficiência auditiva passa a ter pleno atendimento devido à tradução simultânea da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) no local.
O serviço de intermediação em Libras já funciona em outros três fóruns da capital, auxiliando os atendimentos e audiências do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) por meio de videochamadas em tempo real com um intérprete de Libras.
Como funciona?
Ao chegar ao Fórum da Lapa, a pessoa com deficiência auditiva ou surda deverá ler o QR Code disponível na entrada do prédio para baixar o aplicativo CIL-SMPED, disponível para Android e iOS de forma gratuita.
Após o cadastro inicial, o munícipe será encaminhado para uma sala com o PAP-CIL, onde dará continuidade ao atendimento. Esse espaço também será utilizado para a realização de audiências que necessitem da participação de um tradutor de Libras.
A implementação do serviço em fóruns do TJSP é realizada por meio de um termo de cooperação firmado entre o órgão e a Prefeitura de São Paulo, iniciado em outubro de 2024. Devido à parceria, os fóruns João Mendes Júnior, Hely Lopes Meirelles e o Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães já possuem atendimentos acessíveis. Posteriormente, a CIL também será instalada nos fóruns de Santana, Santo Amaro e Itaquera.
A Central de Intermediação em Libras
Com mais de 40 mil downloads e cerca de 90 mil chamadas já realizadas, a CIL funciona todos os dias com atendimento 24 horas, ou durante o horário de funcionamento do equipamento público. O serviço já foi reconhecido em premiações internacionais, como o prêmio de Serviço Público das Nações Unidas (UNPSF&A) durante o Un Public Service Forum 2024, realizado na Coreia do Sul.
Em 2023, na premiação da Hand Talk, a maior plataforma de tradução em Línguas de Sinais do mundo, a CIL foi premiada na 2ª edição do Prêmio Líderes de Acessibilidade, na categoria Melhores Iniciativas de Acessibilidade Web - Organizações Públicas e Privadas. Já em 2022, a no local recebeu o prêmio Zero Project Conference, no escritório das Nações Unidas de Vienna, na Áustria.
O projeto foi reconhecido por promover a implementação da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, um instrumento redigido pela ONU, em 2006.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk