Notícia na íntegra

Terça-feira, 22 de Julho de 2025 | Horário: 21:43
Compartilhe:

Prefeitura impulsiona urbanização com entrega de moradias, ampliação de áreas de lazer e preservação ambiental na Zona Sul

Programa Mananciais foi selecionado pela Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo por sua abordagem aos desafios climáticos

A Prefeitura de São Paulo intensificou as ações de transformação urbana na Zona Sul da capital com investimentos superiores a R$ 500 milhões no primeiro semestre de 2025. O Programa Mananciais, responsável pelas intervenções nas regiões das bacias hidrográficas Guarapiranga e Billings, tem beneficiado milhares de pessoas e tem sido reconhecido pela sua importância no desafio às mudanças climáticas.

Somente nos primeiros seis meses do ano, o Programa concluiu cinco grandes obras de urbanização e mantém 37 intervenções em andamento. Em março, foi finalizada a primeira etapa da urbanização do bairro Vargem Grande, incluindo a implantação e revitalização das praças Cívica e Bem-Te-Vi, beneficiando mais de 3 mil famílias.

Outra entrega de destaque foi a conclusão das obras de infraestrutura da Estrada do Alvarenga, em Cidade Ademar. Em abril, a primeira etapa da canalização do córrego Caulim foi concluída, beneficiando famílias do centro de Parelheiros e região.

Também no primeiro semestre, o bairro Santa Terezinha recebeu intervenções em áreas de risco, além da reforma de uma praça e a implantação de um deck de contemplação, atendendo 94 famílias. No Grajaú, a praça Viela União foi entregue à comunidade do Alto da Alegria, equipada com iluminação, brinquedos, paisagismo e área verde.

Na área habitacional, foram entregues 100 novas unidades: 48 apartamentos no edifício Alagoas (Vila Nordestina), que também ganhou uma biblioteca comunitária, e 52 apartamentos no edifício Violeta (empreendimento Guaicuri). Desde 2021, já foram entregues 1.664 unidades habitacionais. Atualmente, mais de 6 mil moradias estão em obras ou fase de projeto.

O semestre também foi marcado pela entrega de dois parques urbanos: o Parque Prainha Pabreu, inaugurado em janeiro, com 30 mil m² às margens da represa Billings, e o Parque Jardim Apurá, entregue em fevereiro, com igual metragem e infraestrutura de lazer, esporte e arborização. Juntos, somam 60 mil m² de novas áreas verdes, hoje sob gestão da Secretaria do Verde e Meio Ambiente.

Participação na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo
O planejamento detalhado e sua importância para a população, contribuindo para fortalecer a preservação ambiental e a qualidade da água que abastece a capital, levou o Programa Mananciais a ser escolhido entre os 87 projetos que fazem parte da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, que acontece a partir de 18 de setembro na Oca, no Parque Ibirapuera. A escolha mostra a relevância da iniciativa e sua relação com o tema central da mostra: os desafios da arquitetura frente às mudanças climáticas globais.

A seleção na Bienal Internacional é o reconhecimento da abordagem inovadora do programa, que combina urbanização com recuperação ambiental em áreas estratégicas para o abastecimento de água em São Paulo, demonstrando como o planejamento urbano é essencial para enfrentar os desafios climáticos em grandes cidades.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn