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Quinta-feira, 23 de Outubro de 2025 | Horário: 13:37
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Prefeitura instala serviço de comunicação acessível a pessoas surdas e com deficiência auditiva no Fórum de Itaquera

Atendimento em Libras amplia acesso à Justiça e já foi instalado em outros 5 fóruns da capital

O Fórum Regional de Itaquera, localizado na zona leste da cidade, recebe o Posto de Atendimento Presencial da Central de Intermediação em Libras (PAC-CIL) da Prefeitura de São Paulo, que garante comunicação acessível para pessoas surdas e com deficiência auditiva durante o atendimento em serviços públicos.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), que, desde outubro de 2024, já implantou o serviço em outros cinco fóruns da capital: Santo Amaro, Lapa, Santana, João Mendes Júnior, Hely Lopes Meirelles e no Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães.

O PAP-CIL oferece tradução simultânea da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), facilitando a comunicação entre pessoas surdas ou com deficiência auditiva e os servidores públicos. Com essa ação, os fóruns do TJ-SP passam a realizar audiências por videochamadas em tempo real, com a triangulação entre a pessoa surda ou com deficiência auditiva, o servidor e o intérprete de Libras, garantindo um atendimento acessível e eficiente. 

Central de Intermediação em Libras (CIL) 

A cidade de São Paulo conta com mais de 885 Postos de Atendimento Presencial (PAP-CIL) instalados em equipamentos públicos pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. O serviço já ultrapassou a marca de 22 mil chamadas realizadas, totalizando mais de 1.000 horas de comunicação acessível. 

O projeto foi reconhecido pelo Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas (UNPSA), a mais alta condecoração internacional para a excelência na administração pública.  A Central de Intermediação em Libras (CIL) também já recebeu os prêmios: Líderes de Acessibilidade da Hand Talk em 2023, e da LATAM Smart Citys Awards em 2024. 

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