Notícia na íntegra
Prefeitura lança o projeto Trilhas de Cultura, que promove democratização e fortalece a cena artística paulistana
A Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Instituto Arlequim, lançou nesta quinta-feira (14) o projeto Trilhas de Cultura. A iniciativa oferece diferentes atividades para elaboração de projetos culturais, encontros com profissionais do setor e imersão artística com grandes nomes do teatro musical brasileiro e internacional. As ações de aprendizagem iniciam em agosto e seguem até 2026, com inscrições e conteúdos divulgados nas redes do Instituto Arlequim e no site
O projeto visa potencializar talentos locais, com foco especial em agentes culturais historicamente sub-representados, por meio de capacitação gratuita em elaboração e gestão de projetos culturais, com ênfase nos editais públicos de fomento. A proposta é fortalecer a autonomia e a sustentabilidade de projetos artísticos, ampliando o alcance das políticas públicas culturais.
A metodologia é baseada em uma trilha de aprendizagem transmidiática e transterritorial, combinando atividades presenciais e online, rodas de conversa, mentorias e premiações. Um dos destaques é a parceria com a Broadway Dreams Foundation, que trará ao Brasil profissionais do teatro musical internacional para uma imersão artística de excelência.
O projeto prevê diferentes frentes de atuação:
- Laboratório de Projetos Culturais (1.000 vagas): cursos, oficinas e mentorias para elaboração de projetos culturais, com premiação e ajuda de custo aos melhores trabalhos.
- Trilha Online em Gestão Cultural (4.000 vagas): capacitação digital gratuita, com materiais interativos, biblioteca de modelos e suporte online.
- Rodas de Conversa (400 a 500 vagas): encontros com profissionais do setor, presencial, promovendo trocas sobre oportunidades e desafios.
- Broadway Dreams Brazil (130 vagas): imersão artística com grandes nomes do teatro musical brasileiro e internacional.
- Oficineiros-Embaixadores e Oficineiros-Assistentes: agentes culturais que atuam na mobilização local para ampliação do alcance territorial e apoio à facilitação, respectivamente.
Para garantir a permanência dos públicos prioritários, o projeto contará com ações afirmativas, ajuda de custo e seleção com critérios interseccionais. A diversidade, entendida como potência criativa e produtiva, é um dos pilares da proposta.
“Nosso propósito vai além da qualificação técnica. Queremos criar oportunidades reais, fortalecer redes e dar protagonismo às trajetórias culturais periféricas. É uma resposta concreta à urgência de democratização cultural e social que nossa cidade precisa”, afirma Julio César Figueiredo, diretor do Instituto Arlequim.
A cidade de São Paulo, apesar de ser o maior polo criativo do Brasil, ainda enfrenta desigualdades profundas no acesso às ferramentas de fomento cultural. De acordo com o DIEESE (2024), 8,2 milhões de brasileiros atuam em setores criativos – 8% da força de trabalho nacional – mas muitos talentos das periferias não têm acesso às mesmas condições de visibilidade e apoio.
“Investir na capacitação desses agentes é investir na transformação social e econômica da cidade. O Trilhas de Cultura é um exemplo de como políticas públicas podem impulsionar a diversidade artística e ampliar o acesso à cultura de qualidade. Trata-se de celebrar conquistas, fortalecer redes e inspirar pessoas a acreditarem em seus projetos e no seu potencial criativo.”, completa o Secretário de Cultura e Economia Criativa, José Antônio ‘Totó’ Parente.
Ao final do ciclo de aprendizagem, a Secretaria espera contribuir com o aumento da qualidade e do número de projetos inscritos nos editais públicos, promovendo uma cultura mais inclusiva, diversa e sustentável.
“Nossa missão é levar uma capacitação conectada à realidade das periferias, com ferramentas práticas e metodologias inclusivas”, ressalta Patrícia Santana, responsável pela frente educacional do projeto.
“Acreditamos na potência transformadora da arte quando aliada à educação. O Trilhas de Cultura reúne ações de aprendizagem dinâmicas, interativas e conectadas com profissionais relevantes do mercado artístico, com o propósito de inspirar uma nova geração de talentos em São Paulo.” comenta Bárbara Guerra, diretora e idealizadora do Instituto Arlequim.
Com o propósito de democratizar o acesso à cultura e ampliar as oportunidades para artistas de diferentes territórios da capital, a iniciativa é viabilizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk