Notícia na íntegra
Programa de formação em moda e costura da Prefeitura já formou mais de 2 mil profissionais
A Prefeitura tem investido no fortalecimento do setor da moda por meio do Fashion Sampa, programa gratuito de qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo criativo. O objetivo desta iniciativa é ampliar oportunidades de trabalho e geração de renda, valorizando o potencial das periferias e conectando novos talentos ao mercado.
O programa, lançado em 2019, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), já formou mais de 2.300 pessoas. Somente em 2024 foram atendidos 95 alunos, além de outros 34 no primeiro semestre de 2025, com destaque para a conclusão do curso Cria Costura – Aceleradora Criativa.
As ações são descentralizadas e contemplam diferentes regiões da cidade, como o curso atualmente em andamento no CEU Carrão, na Zona Leste. A proposta é ampliar o acesso à capacitação de qualidade e fortalecer a economia criativa local.
Os cursos abrangem temas como corte e costura, modelagem, costura criativa e desenvolvimento de coleção, além de gestão de negócios de moda. As formações, com metodologia prática e alinhada às demandas do mercado, têm duração que varia de três semanas a dois meses. Ao término do curso, os participantes recebem certificado e, em alguns casos, como no Cria Costura - Empreendedor, apresentam seus trabalhos em desfiles da São Paulo Fashion Week.
Para Camila Alexandrino, supervisora do programa, a capital é considerada um dos grandes palcos da moda. “O programa Fashion Sampa surge para fortalecer o setor, atuando em três eixos: apoio ao empreendedorismo, inclusão produtiva e qualificação profissional.
Foi com este objetivo que Carolina Gervaz, 20, participou do programa em 2024. “As aulas eram dinâmicas e organizadas. Cada dia tinha um foco específico e sempre havia a oportunidade de trocarmos ideias.
Carolina afirma que, além de aprender mais sobre a área, com o acompanhamento de professores atuantes no mercado, o que a motivou foi a visibilidade do Fashion Sampa. “O programa me levou ao maior evento de moda do país, a São Paulo Fashion Week. Foi a realização de um sonho”.
Outro caso de destaque é o do estilista Junior Camini, 28, morador de Guaianases, na Zona Leste. Ele participou do Fashion Sampa no CEU Tiradentes em 2023 e, no ano seguinte, levou uma de suas peças à SPFW. “Eu e outros alunos fomos convidados a apresentar nossas peças. Foi uma realização profissional, porque o Fashion Sampa e a São Paulo Fashion Week são referências para quem trabalha com moda, dentro e fora do Brasil.”
Junior também relata que a experiência lhe abriu portas. “Fui assistente do designer e estilista Dudu Bertholini. Pude ajudá-lo durante o desfile da São Paulo Fashion Week e isso foi muito importante, porque tive contato direto com profissionais da área. Aprendi a montar o quadro de modelos, a ordem dos desfiles, a composição de looks, tudo isso me ajudou muito.”
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk