Notícia na íntegra

Sexta-feira, 26 de Setembro de 2025 | Horário: 14:46
Compartilhe:

Rede municipal de Saúde conta com 21 serviços para tratar deficiência auditiva

Nas maternidades é realizada a triagem auditiva logo após o nascimento, permitindo diagnóstico e tratamento precoces

Com o objetivo de dar assistência à população com deficiência auditiva, a Prefeitura oferece 21 serviços destinados a esse público. Na cidade há 35 Centros Especializados em Reabilitação (CERs) de audição e,  destes, 20 são voltados ao atendimento nessa área, assim como há um Núcleo Integrado de Saúde Auditiva (Nisa). De janeiro a julho deste ano, foram entregues 9.934 aparelhos auditivos nestes serviços. Neles é realizado o diagnóstico, a adaptação aos aparelhos e a reabilitação para pessoas das diversas idades, desde bebês até idosos.


O acesso aos CERs  é feito por meio das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). No caso dos recém-nascidos, também ocorre a partir das maternidades municipais que realizam a triagem auditiva, conhecida como “teste da orelhinha”. 

Intervenção precoce
A fonoaudióloga Jaiede Nicácio Montenegro, que atua há 17 anos com reabilitação auditiva no CER III Penha, destaca a evolução dos serviços de diagnóstico.

Ela explica que o programa de triagem para recém-nascidos permite que bebês com falha no exame sejam encaminhados diretamente das maternidades municipais para o CER. Quando a criança chega são realizados exames de diagnóstico para confirmar a perda de audição. Se a perda permanente for identificada, a criança passa pela adaptação de aparelhos e, em seguida, pela reabilitação, com acompanhamento semanal de fonoaudiólogos e outros profissionais, se necessário, como psicólogos.

Jaiede ressalta que a maioria dos atendimentos no CER III Penha é de adultos, principalmente com casos de perda auditiva relacionada ao envelhecimento. O tratamento para adultos inclui atendimento médico e fonoaudiológico para a seleção e adaptação dos aparelhos. O paciente também pode ter acesso a serviço social e apoio psicológico, quando necessário. Diferentemente dos bebês, o acompanhamento para adultos é anual.
Em 2025 foram entregues uma média de 95 aparelhos auditivos por mês no CER Penha.

Superando o preconceito
No CER IV M’Boi Mirim, na Zona Sul, José Paulo Borba Albuquerque, 32 anos, condutor e professor na área de enfermagem, recebe atendimento desde o ano passado. Em 2015, quando trabalhava como inspetor de tráfego, presenciou a explosão de um pneu durante um socorro e a partir daí, começou a perceber perda auditiva. Após diagnóstico no ano passado, recebeu o aparelho auditivo em outubro de 2024 e hoje faz acompanhamento com fonoaudióloga e otorrinolaringologista.

“Fui perdendo a audição gradativamente e não percebia. Ouvia tudo cortado, ficava exausto ao tentar entender as palavras”, conta José Paulo. Ele admite que superar o preconceito de usar aparelho foi difícil, mas agora comemora: “Nos primeiros dias foi complicado, mas hoje minha audição, que estava em menos de 41%, voltou a 100%. Só tiro o aparelho para dormir.”

A fonoaudióloga Clissa Neri Daniel destaca que o acompanhamento após a entrega dos aparelhos é fundamental para o sucesso da adaptação. Segundo ela, a unidade realiza exames como avaliação audiológica e, quando necessário, testes complementares para definir a necessidade a perda auditiva e a necessidade do dispositivo.

Vacinação
A imunização é uma das formas de prevenir as perdas auditivas evitáveis. A rede municipal segue o Calendário Nacional de Vacinação, que inclui vacinas contra doenças como a rubéola, caxumba e sarampo.

Comunicação acessível
Muitas pessoas com perda de audição utilizam a Língua Brasileira de Sinais – Libras para se comunicar. Para facilitar esta comunicação, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza curso para os profissionais. Além disto, outro avanço é a Central de Intermediação em Libras (CIL), que em 2025 alcançou centenas de serviços de saúde. O sistema garante atendimento em Libras por videoconferência, permitindo que pessoas com deficiência auditiva sejam atendidas sem depender de acompanhantes. O serviço está disponível em UBSs, AMAs, UPAs, CERs e hospitais.

Em caso de suspeita de perda de audição, agende uma consulta na UBS mais próxima da sua casa. Os endereços podem ser consultados na página Busca Saúde.

 

 

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn