Notícia na íntegra
Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste
Peças para montagem, primeiras noções de programação, placa micro:bit e simulação de circuitos em ambiente virtual são algumas aprendizagens dos estudantes dos 5ºs anos que participam do Projeto Robótica Criativa na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Januário Mantelli Neto, localizada na Zona Leste.
As atividades citadas fazem parte do projeto realizado pelo Professor Orientador de Educação Digital (POED) Jefferson Vinicius da Silva Oliveira. Desde o 1º semestre, os estudantes dos 5ºs anos do Ensino Fundamental participam das aulas extracurriculares que acontecem semanalmente, às quartas-feiras, das 12h às 14h15.
A proposta do projeto é alcançar uma aprendizagem baseada em projetos que estimulem a criatividade, raciocínio lógico, pensamento computacional, e o trabalho em grupo por meio da robótica e da educação maker.
“O projeto começou com muita mão na massa e, desde então, já tivemos diversas descobertas, como a construção de protótipos, atividades de linguagem de programação, montagem de circuitos e uso de placas codificáveis”, contou o professor Jefferson.
Montar, programar e experimentar: aprendizagens de robótica criativa
As atividades envolvem a familiarização com o Kit ATTO, cujas peças permitem montar uma infinidade de estruturas, como algumas feitas pelos alunos – balanços, antenas e guindastes. Os estudantes também aprendem as primeiras noções em programação por blocos na plataforma code.org (Link para um novo sítio).
Entre os desafios criativos está a atividade “Programando seu Professor”, que proporcionou a apresentação da placa de programação micro:bit (Link para um novo sítio) e envolveu também a programação em blocos e reprodução em placas físicas. Há ainda atividades sobre conceitos de programação com o Code Combat Junior, simulação de circuitos na criação de um semáforo usando Tinkercad (Link para um novo sítio), luzes de led e placas Arduino.
Com a micro:bit, os estudantes também produziram arte pixelada e dados eletrônicos, respectivamente, ao programar a placa para mostrar rostos felizes e tristes, e mostrar números aleatórios ao serem agitados.
Todas as atividades são compartilhadas em uma página no padlet.com (Link para um novo sítio), onde as famílias podem acompanhar as aulas, comentar e interagir com as produções.
Novos desafios a caminho
No retorno do recesso escolar, a proposta será o desenvolvimento e conclusão da atividade “Inventando uma narrativa”, que desafia os estudantes a criar personagens e cenários usando o Kit Atto e a placa micro:bit.
A agenda do segundo semestre inclui a criação de protótipos mais complexos, o uso da impressora 3D, o planejamento de uma feira de robótica organizada pelos próprios estudantes e a participação em eventos de tecnologias promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (SME).
Conheça a página de Tecnologias Para Aprendizagem.
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