Notícia na íntegra

Sábado, 30 de Agosto de 2025 | Horário: 13:30
Compartilhe:

São Paulo + Verde: Prefeitura promove mutirão de plantio de mudas em área do futuro Bosque Urbano Coró-Coró

Somente no mês de agosto, a Secretaria das Subprefeituras plantou mais de 2 mil mudas de árvores nativas em diferentes regiões da cidade

Acompanhado pela população local, o prefeito Ricardo Nunes participou, na manhã deste sábado (30), de uma ação de plantio de 445 mudas de diversas espécies na área do futuro Bosque Urbano Coró-Coró, no Jardim das Graças, Zona Norte da capital. O mutirão faz parte da iniciativa São Paulo + Verde e acontecerá todos os sábados até a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em novembro, em Belém (PA).

“Hoje, nós estamos plantando 445 árvores para celebrar o aniversário de 445 anos da Freguesia do Ó, e aqui serão plantadas 850 árvores”, explicou o prefeito Ricardo Nunes, detalhando que um bosque como esse pode reduzir em até 6% a temperatura local, além de favorecer o retorno da flora e da fauna e contribuir para uma cidade mais verde.

“Quando for concluído, esse bosque será cercado e receberá cuidados para que possa se consolidar como um pulmão verde dentro da cidade”, acrescentou o prefeito.

O futuro bosque será denominado Coró-Coró em homenagem à ave nativa da Mata Atlântica, de médio porte e bico longo e curvado. Saiba mais sobre os bosques clicando aqui

Os mutirões de plantio já passaram por outras regiões da cidade, como a Bela Vista — no futuro Bosque Pintassilgo — e a Penha/Mooca — no futuro Bosque Trinca-Ferro. Somente neste mês de agosto, a Secretaria das Subprefeituras já plantou mais de duas mil mudas de árvores nativas.

Pulmões verdes

Os bosques urbanos contribuem para o resfriamento da cidade — a temperatura em seu interior pode ser até 6 graus menor em comparação a áreas sem vegetação. Também funcionam como “pulmões verdes”, ajudando a reduzir a poluição do ar ao transformar parte do gás carbônico em oxigênio, melhorando a qualidade de vida da população.

Além disso, esses espaços promovem corredores de biodiversidade em meio à urbanização de São Paulo. O programa envolve as Secretarias das Subprefeituras, do Verde e do Meio Ambiente e de Mudanças Climáticas.

Mídias

Imagens de apoio

Atendimento à imprensa

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn