Notícia na íntegra
Segunda edição do Festival Fli Sampa recebe grandes nomes da literatura nacional e internacional
A Prefeitura de São Paulo promove entre os dias 19 e 23 de agosto o II Festival Internacional Literário de São Paulo (Fli Sampa), que reúne grandes nomes da literatura nacional e internacional em momentos de diálogo, vivências e troca de saberes. A programação acontece no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Mário de Andrade, com palestras, saraus, contação de histórias, espetáculos teatrais e musicais, cursos, além de feira literária com 30 editoras e exposições.
O festival, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais (SMRI) e da Cultura (SMC), é totalmente gratuito e aberto ao público. A previsão é receber uma média de 1.800 educadores e 4 mil estudantes matriculados nas unidades da Rede Municipal.
No Centro Cultural São Paulo as atividades acontecem no Foyer, Sala Paulo Emílio, Sala Lima Barreto, Sala Adoniran Barbosa, Jardim Sul, Folheteria e Gibiteca. Entre os destaques da programação está um bate papo com a escritora mineira Conceição Evaristo, no dia 21 de agosto, e que traz sua potente “Escrevivência” que entrelaça memória, identidade e resistência, para promover importantes reflexões com o público.
Outra presença confirmada é o escritor português, Valter Hugo Mãe, um dos nomes mais importantes da literatura contemporânea em língua portuguesa. Conhecido por sua escrita intensa, poética e sensível que conquistou leitores no Brasil e no mundo. E um dos nomes mais queridos da literatura infanto-juvenil, o escritor Pedro Bandeira, também promete encantar o público e compartilhar sua trajetória.
Já a Biblioteca Mário de Andrade recebe atividades na quarta-feira (20), com conversar com o poeta e escritor angolano Ondjaki, às 11h, e com o escritor Marcos Martinz, às 14h. No sábado (23), o português Valter Hugo Mãe faz palestra a partir das 15h.
É possível acessar a programação completa clicando aqui.
O festival conta ainda com oficinas de ilustração com André Neves e Ivo Minkovicius, além de ativações promovidas pela Revista Qualé e Revista Ciência Hoje. Os estudantes das Academias Estudantis de Letras (AEL) e de outros projetos literários das unidades também protagonizarão peças teatrais, slams, saraus e ações de acolhimento poético com o público presente.
Exposições culturais
Os espaços do CCSP darão visibilidade à três exposições que narram e comemoram parte da história da Educação Municipal. Os 20 anos da Imprensa Jovem e da Academia Estudantil de Letras (AEL) serão festejados em uma mostra com objetos, materiais e adereços que marcaram essas histórias, juntamente com a exposição dos 30 anos do Memorial da Educação Municipal (MEM) e 45 anos da Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação.
Serviço
Festival Internacional Literário de São Paulo — Fli Sampa
Data: 19 a 23 de agosto
Horário: 19 a 22 de agosto – 10h às 22h e 23 de agosto – 14h às 21h
Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade
Biblioteca Mário de Andrade – R. da Consolação, 94 – República
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I
Twitter I
Instagram I
TikTok I
YouTube I
Acervo de Vídeos I
LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk