Procuradoria Geral do Município
CEJUR Clipping 35ª edição
CEJUR Clipping 35ª edição
Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2024 | Horário: 22:12
LEGISLAÇÃO
Legislação Municipal
- LEI MUNICIPAL Nº 17.638 DE 9 DE SETEMBRO DE 2021
Disciplina o Programa Pode Entrar, estabelecendo regras, mecanismos e instrumentos para sua operacionalização.
- DECRETO MUNICIPAL Nº 60.533, DE 14 DE SETEMBRO DE 2021
Dispõe sobre a criação, na Secretaria Municipal das Subprefeituras, da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Nutricional, Abastecimento e Agricultura – SESANA; transfere a Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional - COSAN, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, para a Secretaria Municipal das Subprefeituras; e altera a vinculação de órgãos colegiados, bem como a denominação e a lotação dos cargos de provimento em comissão que especifica.
- DECRETO MUNICIPAL Nº 60.531, DE 13 DE SETEMBRO DE 2021
Cria, na Secretaria Municipal de Habitação, a Secretaria Executiva do Programa Mananciais, dispondo, em decorrência, sobre a reorganização parcial da Pasta, bem como a respeito da alteração do Decreto nº 57.915, de 5 de outubro de 2017, e da denominação e lotação dos cargos de provimento em comissão que especifica.
Legislação Estadual
- DECRETO ESTADUAL Nº 66.000, DE 9 DE SETEMBRO DE 2021
Altera e acrescenta dispositivos ao Decreto nº 62.867, de 3 de outubro de 2017, que dispõe sobre a centralização das operações de natureza financeira da Administração Direta e Indireta do Estado, regulamenta a atividade de agente financeiro do Tesouro Estadual e dá providências correlatas.
- DECRETO ESTADUAL Nº 65.993, DE 8 DE SETEMBRO DE 2021
Altera o Decreto nº 65.812, de 23 de junho de 2021, que regulamenta o Programa Bolsa do Povo, criado pela Lei nº 17.372, de 26 de maio de 2021, e dá providências correlatas.
Legislação Federal
- DECRETO FEDERAL Nº 10.794, DE 13 DE SETEMBRO DE 2021
Altera o Decreto nº 10.699, de 14 de maio de 2021, que dispõe sobre a programação orçamentária e financeira e estabelece o cronograma de execução mensal de desembolso do Poder Executivo federal para o exercício de 2021.
PARECERES
- PARECER PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO PGM Nº 12.296 DE 01 DE SETEMBRO DE 2021
Amicus Curiae adi 5.780-STF. Lei Federal nº 13.022/2014 – Estatuto Geral das Guardas Municipais (art. 5º, inc. VI: possibilidade de exercício das competências de trânsito pelos Guardas Municipais). Proposta, da SMSU, de ingresso na ação para defesa da constitucionalidade da lei e do dispositivo legal mencionado. Ingresso do Município na ação para defesa da constitucionalidade da norma federal.
NOTÍCIAS DO JUDICIÁRIO
Tribunal de Justiça de São Paulo
- Cadip divulga nova coletânea de pesquisas
- Filha impedida de realizar velório da mãe durante pandemia não será indenizada
- OE julga constitucional lei de Itápolis sobre pagamento de débitos tributários por meio de cartão.
- Auxiliar de enfermagem que fingiu aplicar vacina é condenada por improbidade administrativa.
- Cadip lança a publicação ‘Passaporte da vacina’
- Lei de Pilar do Sul que repassa verbas federais a servidores é inconstitucional, decide OE.
- Mantida multa a estabelecimento que funcionou irregularmente durante a pandemia
Superior Tribunal de Justiça
- Em repetitivo, STJ admite bloqueio do valor de multa em ação de improbidade por ofensa a princípios da administração.
- Pesquisa Pronta destaca litisconsórcio necessário para ação de aprovados em concurso
- Suspensa decisão que alterava cálculo da Aneel para compensação de municípios atingidos por construção de reservatórios.
Supremo Tribunal Federal
- Ministro Fux restabelece direito de município goiano a repasse de ICMS sem desconto de incentivos fiscais
- STF anula leis sobre criação de municípios no RS
- STF definirá se extinção de cargo afasta direito à nomeação de aprovado dentro do número de vagas
- Supremo julga inconstitucional lei de Uberaba sobre rádios comunitárias
- Excluir adaptação razoável para candidatos com deficiência em concurso é inconstitucional, diz STF.
TCU
ARTIGOS*
- KOSSMANN, Edson Luís; BUFFON, Marciano. A (in)constitucionalidade da desvinculação de receitas da União (DRU) ante o Princípio da Proibição de Retrocesso. Rev. Direito Adm., Rio de Janeiro, v. 280, n. 1, p. 285-315, maio/ago. 2021.
- COSTA JÚNIOR, Álvaro Luiz Miranda. A Constituição à prova: democracia, conflito entre Poderes e a importância da última palavra. Fórum Administrativo – FA, Belo Horizonte, ano 21, n. 246, p. 13-36, ago. 2021.
- COPOLA, Gina. A contratação de instituto brasileiro sem fins lucrativos e reputação ética e profissional que se dedica ao desenvolvimento institucional na nova Lei de Licitações. Fórum de Contratação e Gestão Pública – FCGP, Belo Horizonte, ano 20, n. 236, p. 33-38, ago. 2021.
- VALE, Luís Manoel Borges do; OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. A inconstitucionalidade do art. 10 da nova Lei de Licitações: a invasão de competência dos estados e municípios. Fórum de Contratação e Gestão Pública – FCGP, Belo Horizonte, ano 20, n. 236, p. 49-62, ago. 2021.
- COSTA JÚNIOR, Álvaro Luiz Miranda. A Lei das Estatais e os contratos pelo resultado: a persecução da eficiência nas contratações públicas. Fórum de Contratação e Gestão Pública – FCGP, Belo Horizonte, ano 20, n. 236, p. 13-32, ago. 2021.
- MARRARA, Thiago. Administração que cala consente? Dever de decidir, silêncio administrativo e aprovação tácita. Rev. Direito Adm., Rio de Janeiro, v. 280, n. 1, p. 227-264, maio/ago. 2021.
- MACIEL, Caroline Stéphanie Francis dos Santos. Articulação administrativa: por uma reforma cultural da administração pública. Rev. Direito Adm., Rio de Janeiro, v. 280, n. 1, p. 201-225, maio/ago. 2021.
- ARAÚJO E MENDONÇA, Maria Lírida Calou de; PEQUENA, Francisca . Lei de Acesso à Informação e ao Controle Social na Administração Pública federal. Revista Digital de Direito Administrativo. Disponível em : <http://dx.doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v8n2p49-67 >
- RIGOLIN, Ivan Barbosa. Licitações: a nova lei – 4. Fórum de Contratação e Gestão Pública – FCGP, Belo Horizonte, ano 20, n. 236, p. 39-48, ago.2021.
- Binenbojm, Gustavo; Dionisio, Pedro de Hollanda. Os três passos do controle do erro administrativo: as diferentes etapas e objetivos na construção de parâmetros de controle. Rev. Direito Adm., Rio de Janeiro, v. 280, n. 1, p. 109-135, maio/ago. 2021.
*Nota: Dúvidas de acesso aos artigos favor entrar em contato com a biblioteca no email pgm_biblioteca@prefeitura.sp.gov.br
collections
Galeria de imagens