O prefeito Ricardo Nunes acompanhou, na manhã deste sábado (15), no Centro Educacional Unificado (CEU) São Rafael, na Zona Leste da capital, o início das atividades da 9ª edição do Inclui Sampa nos Bairros, mutirão que leva serviços da administração municipal e de parceiros às pessoas com deficiência.
"Essa iniciativa traz todas as secretarias da Prefeitura com ações exclusivas para pessoas com deficiência, inclusive em parceria com o Governo do Estado", destacou o prefeito Ricardo Nunes.
A realização desse tipo de ação reforça o compromisso da Prefeitura em acolher, orientar e incluir não apenas as pessoas com deficiência, mas também suas famílias e cuidadores. Nesse contexto foi inaugurada na sexta-feira (14) a Casa Mãe Paulistana para Mães de Pessoas com Deficiência, criada no âmbito do Programa Entrelaços, para oferecer um espaço permanente de apoio emocional, jurídico e social para mulheres que dedicam a vida ao cuidado.
Além disso, em abril deste ano, a Prefeitura inaugurou o Centro TEA Marina Magro Beringhs Martinez, o primeiro da América Latina estruturado para atender não apenas crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista, mas também seus familiares e cuidadores. A proposta é oferecer suporte integral, reconhecendo as demandas específicas das rotinas de cuidado. Longe de ter o aspecto hospitalar ou de uma clínica de terapia comum aos locais de atendimento a esse público, o Centro TEA é uma revolução para pessoas com autismo e suas famílias porque alia a busca pela autonomia a uma série de atividades que envolvem esportes, cultura e educação.
O Inclui Sampa deste sábado reuniu serviços de diferentes áreas, como saúde, educação, habitação, assistência social, direitos humanos, transporte, empreendedorismo, cultura e turismo — em um único local. O público também contou com atendimentos de beleza e bem-estar, com cortes de cabelo gratuitos, além de serviços de cidadania, incluindo a emissão de documentos como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui o RG, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e Bilhetes Únicos, inclusive o do Programa Mamãe Tarifa Zero.
Daniele Ievenes, 44 anos, mãe de dois filhos com deficiência, conta que esse tipo de ação, que reúne vários serviços no mesmo local, é essencial. “É complicado sair com os meus filhos. Tem que levar a cadeira, pegar ônibus. Tendo tudo próximo é muito melhor”, disse.
O Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo participou da ação com vagas de emprego destinadas a pessoas com deficiência, para cargos como auxiliar de logística, frentista, auxiliar de limpeza e outros.
"Vim tirar o RG e consertar a cadeira de rodas da minha filha. Também vou aproveitar para obter informações com a SPTrans. Ajudar as mães de pessoas com deficiência é muito válido", detalhou Valdirene Duque Ribeiro, 38 anos.
Durante o evento, que seguiu até as 14h deste sábado, o público também teve acesso à vacinação, testagem de ISTs, terapias, manutenção de meios auxiliares de locomoção, emissão de credencial de estacionamento, solicitação de isenção de rodízio, entre outros serviços.