Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas

Quinta-feira, 14 de Agosto de 2025 | Horário: 17:05
Compartilhe:

86% das ações do Plano de Ação Climática da cidade de São Paulo estão em andamento

Prefeitura de São Paulo divulga 4º Relatório do PlanClima SP

No dia 30 de agosto de 2025 a Prefeitura de São Paulo apresentou o 4º Relatório do Plano de Ação Climática do Município de São Paulo (PlanClima SP), consolidando metas e avanços rumo à neutralidade de carbono até 2050. O documento é resultado do monitoramento do PlanClima SP pela Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas, e reafirma compromissos com o Acordo de Paris e detalha os indicadores de impacto — em emissões, adaptação e resiliência urbana.

Instituído em 2021 com horizonte até 2050, o PlanClima SP é dividido em cinco eixos estratégicos, são eles: “Rumo ao carbono zero”, “Adaptar a cidade de hoje para amanhã”, “Proteger pessoas e bens”, “Mata Atlântica, precisamos de você!” e “Gerar trabalho e riqueza sustentáveis”. O plano segue diretrizes internacionais e legislações nacionais e municipais, como a adesão ao movimento Carbono Zero.

O Relatório Anual do PlanClima apresenta o monitoramento das ações previstas no Plano, com foco nas atividades de 2024 e na série histórica dos indicadores desde sua institucionalização (2021-2024). Esta edição marca o quarto ciclo de monitoramento e traz avanços na metodologia de avaliação e reporte. 

As informações sobre o andamento das 43 ações foram fornecidas pelas secretarias líderes por meio do Sistema de Monitoramento e Acompanhamento Estratégico (SMAE), também utilizado no acompanhamento do Programa de Metas da cidade, dentre outros Planos e Programas. 

O relatório aponta 86% das ações em andamento e 57% dos indicadores com avanço. Dentre os resultados de destaque das ações em andamento estão: potência instalada de energia fotovoltaica 5 vezes maior em relação a 2021; redução média de aproximadamente 11% dos poluentes pelo transporte público em relação a 2023; 224.710 famílias beneficiadas por procedimento de regularização fundiária, desde 2021; inclusão da análise climática e de estratégia de mitigação e adaptação como requisito para o licenciamento ambiental; aumento de 230 profissionais de saúde capacitados em preparação a eventos climáticos extremos, em relação a 2021; 66% de adesão aos pagamentos por serviços ambientais; estudo iniciado de espécies arbóreas resilientes às mudanças climáticas; R$ 8 milhões investidos no programa Operação Trabalho Agricultura; 2.950 capacitações formais de educação ambiental com temática da mudança do clima a profissionais da educação, entre tantas outras. 

"A Prefeitura de São Paulo está avançando no cumprimento das ações do PlanClima. Com o orçamento climático, incluído no Programa de Metas, certamente avançaremos ainda mais no cumprimento das 43 ações e 54 metas indicadas no Plano", reforça o Secretário Executivo de Mudanças Climáticas José Renato Nalini. 

O PlanClima está em processo de revisão e a nova versão será apresentada ainda em 2025.

Veja abaixo:

collections
Galeria de imagens