Notícia na íntegra

Quarta-feira, 12 de Novembro de 2025 | Horário: 15:23
Compartilhe:

Cidade de São Paulo celebra a Consciência Negra com evento internacional e gratuito no Centro Cultural

A Expo Internacional Dia da Consciência Negra chega à 5ª edição com foco no Afrofuturismo e nas políticas públicas que impulsionam transformação social e inclusão

A Prefeitura de São Paulo realiza, nos dias 19 e 20 de novembro, no Centro Cultural São Paulo, a 5ª edição da Expo Internacional Dia da Consciência Negra. O evento tem entrada gratuita e celebra as transformações sociais conquistadas pela sociedade brasileira, especialmente pelas comunidades negras, indígenas e de imigrantes, impulsionadas por políticas públicas implementadas na cidade.

Com o tema “Afrofuturismo na cidade de São Paulo”, a Expo propõe debates e reflexões sobre o conceito à luz do Programa São Paulo Farol Antirracista e das ações municipais voltadas à promoção da igualdade racial e à valorização da diversidade.

O público receberá um passaporte simbólico, que servirá como guia para circular pelo Centro Cultural e atravessar portais narrativos que conectam os conceitos do Afrofuturismo. A proposta é revisitar o passado e construir, no presente, o futuro de uma cidade antirracista, diversa e globalmente conectada, comprometida com políticas públicas e ações intersetoriais de equidade e inclusão.

Durante o encontro, os visitantes poderão vivenciar experiências voltadas ao afroempreendedorismo, à educação antirracista, à cultura como ferramenta de transformação e às conexões internacionais e oportunidades, consolidando a capital paulista como referência em debates e práticas pela promoção da igualdade racial.

“A cidade de São Paulo se propõe tornar e traduzir sua visão Afrofuturista devolvendo aos seus munícipes oportunidades para transformação de suas vidas, das comunidades, dos bairros e distritos, sendo a Prefeitura uma catalisadora de iniciativas próprias da gestão, das parcerias com a sociedade civil e acolhendo também projetos de lei por meio do legislativo”, afirma Regina Santana, secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

A Prefeitura tem articulado diferentes secretarias para que as políticas públicas aconteçam de forma transversal, concretizando sua visão afrofuturista ao oferecer aos cidadãos oportunidades reais de transformação e inclusão.

A Expo Internacional Dia da Consciência Negra é uma realização das secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania, Relações Internacionais, Educação, Cultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Saúde, Esporte e Lazer, Turismo, Governo, Assistência e Desenvolvimento Social, Gestão, Subprefeituras e São Paulo Turismo.

O que é Afrofuturismo?

O Afrofuturismo é um conceito plural que integra cultura, estética e cidadania negra, reinterpretando o passado sob uma perspectiva afrocentrada e projetando futuros com protagonismo negro.

Mais do que uma estética, é uma ferramenta política e imaginativa que reconstrói identidades, questiona estruturas racistas e propõe modelos de futuro inclusivos e não colonizados.

O conceito se concretiza quando ultrapassa o campo simbólico e inspira ações reais, como na educação, na valorização dos saberes ancestrais e no desenvolvimento de tecnologias voltadas à diversidade e à coexistência.

Em uma cidade como São Paulo, essa visão ganha força ao unir inovação, ancestralidade e políticas públicas, construindo uma jornada de diversidade, equidade e inclusão.

Leia também

Prefeitura faz programação com música, sarau e literatura em homenagem ao Mês da Consciência Negra

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn