Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Sustentabilidade ambiental e práticas comunitárias nas Vilas Reencontro

O Programa Reencontro, da prefeitura de São Paulo integra a oferta moradia transitória a práticas de sustentabilidade ambiental urbana, alinhadas à proposta de reconstrução da autonomia das pessoas atendidas. Os espaços são planejados para estimular a convivência e o fortalecimento de vínculos sociais, promovendo uma relação mais consciente e responsável com o ambiente urbano.
Nas Vilas, são desenvolvidas práticas voltadas ao uso consciente da água e da energia, com orientações permanentes aos moradores sobre a importância de evitar desperdícios. O programa também conta com a separação adequada de resíduos em todos os espaços. Essas ações possuem caráter educativo e incentivam a adoção de hábitos sustentáveis que podem ser levados para outras etapas da vida dos moradores.
A educação ambiental é trabalhada de forma contínua nas Vilas Reencontro, não apenas por meio de orientações periódicas, mas também por meio de rodas de conversa, assembleias e atividades formativas, fortalecendo a consciência socioambiental coletiva.
As infraestruturas das Vilas reforçam o compromisso com a sustentabilidade. As construções contratadas pelo Grupo Cesar utilizam um modelo de padronizado que garante acessibilidade e mobilidade total, reduz a geração de resíduos, prioriza o uso de materiais sustentáveis e proporciona maior economia de água.
Horta Comunitária
A horta comunitária é um dos principais elementos de sustentabilidade das Vilas Reencontro. Desenvolvida de forma colaborativa, conta com a participação dos moradores em todas as etapas do processo, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos comunitários e aprendizado prático sobre meio ambiente e alimentação saudável.
Os alimentos produzidos são utilizados na alimentação local, promovendo a redução do desperdício por meio do reaproveitamento de resíduos orgânicos, que são destinados à compostagem e transformados em adubo natural.
As hortas utilizam práticas de cultivo sustentável e agroecológicas, baseadas no respeito aos ciclos naturais, na diversidade de espécies e na integração com o ecossistema local. Em algumas unidades, são adotadas estratégias que controlam pragas de forma natural, sem o uso de insumos químicos agressivos.
De forma integrada, as práticas de sustentabilidade nas Vilas Reencontro articulam cuidado ambiental, educação socioambiental e convivência comunitária. Parcerias intersetoriais, como a articulação com o Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (PAVS), fortalecem ações de educação ambiental, promoção da saúde, manejo adequado de resíduos e incentivo a práticas sustentáveis, ampliando o impacto positivo nos territórios onde estão inseridas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk
