Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente

Terça-feira, 6 de Junho de 2017 | Horário: 10:34
Compartilhe:

Dia Mundial dos Oceanos

-


Foto: Divulgação


Mares e lagos cobrem 71% da superfície terrestre e são reguladores naturais da temperatura da Terra. Por isso, os oceanos ganharam uma data em sua homenagem, 8 de junho. A data foi criada em 1992, durante a Cúpula da Terra, realizada no Rio de Janeiro pela Organização das Nações Unidas (ONU), para reforçar a importância dos oceanos no equilíbrio da vida no nosso planeta.

Os oceanos possuem ecossistemas marinhos vulneráveis, como os corais, que correm riscos devido à pesca ilegal, exploração desmedida dos recursos naturais, poluição e desastres ambientais. As alterações climáticas – ação direta do homem sobre a natureza – também alteram a temperatura e nível dos mares, além de promover sua acidificação. Basta informar que 70% de tudo o que é pescado nos oceanos é excessivo.

Uma das recentes agressões sofridas pelos oceanos foi o rompimento da barragem da mineradora Samarco, na cidade mineira de Mariana. Ela afetou 39 cidades mineiras, contaminou o rio Doce e sua lama de minérios atingiu as águas marinhas do Espírito Santo. “Precisamos atentar para todas as agressões que o homem comete contra a natureza, pois o legado do planeta depende de cada um de nós”, alerta o secretário Gilberto Natalini, da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).

collections
Galeria de imagens