Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Monumento às Bandeiras ganha “protetores auditivos” no dia de combate à poluição sonora
Monumento às Bandeiras ganha “protetores auditivos” no dia de combate à poluição sonora
No dia 26 de abril, para marcar o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído (o International Noise Awareness Day - Inad), serão colocados protetores auditivos nas esculturas do Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera. No local, como parte da campanha ''Conforto acústico e educação, um bem para você e sua audição'', será realizado, das 14h25 às 14h26, um minuto de silêncio que acontece no mesmo horário em outros países.
Iniciativa da ProAcústica (Associação Brasileira para Qualidade Acústica) e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA), por meio do Departamento de Educação Ambiental da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (UMAPAZ), a ação foi concebida com o objetivo de alertar a população sobre os efeitos do ruído na saúde, qualidade de vida e meio ambiente.
À noite, o prédio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que fica próximo ao monumento, será iluminado com a cor amarela, tema do Inad 2017. A ação visa também incentivar a adoção de políticas públicas para enfrentar e combater as diversas formas de poluição sonora, por meio de medidas mitigatórias e compensatórias para as emissões de ruído nas esferas pública e privada.
Entre as atividades programadas para o dia será realizado no período da tarde e à noite, na sede da UMAPAZ, no Parque Ibirapuera, uma solenidade que reunirá autoridades públicas, especialistas, associações de bairro, estudantes e a população em geral. A ideia é promover um debate sobre o tema e possíveis soluções para a conquista de uma cidade mais silenciosa.
“O ruído urbano está em segundo lugar, entre os maiores problemas ambientais causadores de doenças no mundo”, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). “Não podemos ficar de braços cruzados, políticas públicas precisam ser implementadas com urgência nesse sentido”, alertou Gilberto Natalini, Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente.
Manifesto do silêncio
No intervalo entre as apresentações da solenidade cerca de 150 alunos das escolas de fonoaudiologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), da USP (Universidade de São Paulo) e da UMAPAZ, farão uma passeata pelas Avenidas IV Centenário e República do Líbano até a Praça Armando de Sales Oliveira, no Monumento às Bandeiras.
Os alunos vestirão camisetas alusivas ao Inad Brasil e Manifesto do Silêncio, carregarão cartazes em branco e faixas com mensagens do tema de 2017: ''Conforto acústico e educação, um bem para você e sua audição''. Com um abraço simbólico ao monumento pretendem deixar uma mensagem à população e à cidade de São Paulo sobre a importância do combate à poluição sonora, que é considerado pelos especialistas um problema de saúde pública.
Evento: Inad - Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído em São Paulo, Brasil
Data: 26/04/17 - 4ª feira
Tema Inad Brasil 2017: Conforto acústico e educação, um bem para você e para sua audição.
Ação: “Manifesto do Silêncio” - intervenção urbana no Monumento às Bandeiras, Ibirapuera / São Paulo
Local: UMAPAZ SVMA (Auditório I Araucária) & Monumento às Bandeiras
Endereço: Avenida Quarto Centenário, nº 1268 - Portão 7A - Parque Ibirapuera – São Paulo/SP
Horário: das 14h00 às 20h30
Programação tarde
Público Alvo: Estudantes, população em geral, organizações de bairros e convidados
14h00 - Abertura oficial
14h10 - “O silêncio e a paz”. Reflexão sobre o silêncio pelo convidado Monge Ryozan
14h25 - 14h26 - 60 segundos de silêncio
14h30 - Impactos da poluição sonora na saúde e vida dos indivíduos com a Dra. Ana Claudia Fiorini, fonoaudióloga, epidemiologista, doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública USP, professora doutora da Escola Paulista de Medicina Unifesp e professora doutora da PUC-SP.
15h00 - Diagnóstico e gestão dos impactos da poluição sonora: ações técnicas, de comunicação, saúde, educação e o envolvimento da população com Marcos Holtz, arquiteto e urbanista, Mestre em acústica pela FAU USP, coordenador do Comitê Acústica Ambiental da Associação ProAcústica.
15h30 - Convite para a caminhada rumo ao Monumento às Bandeiras
16h30 - Manifesto do Silêncio no Monumento às Bandeiras. Participantes: Alunos de fonoaudiologia da PUC-SP, Unifesp, USP, UMAPAZ e demais presentes.
Programação noite
Público Alvo: Prefeitura, Secretarias Municipais, Universidades, Organizações setoriais, público em geral.
18h45 - Welcome coffee na UMAPAZ
19h15 - Solenidade de composição da mesa com a abertura de Rose Marie Inosoja, diretora da UMAPAZ; Vice - Prefeito, Vereador, Secretários (SVMA, SMUL, SMT, SS, SC), Universidades e ProAcústica
19h30 - Diagnóstico e gestão dos impactos da poluição sonora: breve histórico até a regulamentação da Lei Mapa do Ruído da cidade de São Paulo (Arq. Marcos Holtz ProAcústica)
19:50 - Pronunciamentos Bruno Covas - Vice-prefeito; Aurélio Nomura - Vereador; Gilberto Natalini - Secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA); Heloisa M. Salles Penteado Proença - Secretária Urbanismo e Licenciamento (SMUL); Edison Claro de Moraes - Presidente ProAcústica.
20h30 - Encerramento
Mais informações INAD SP: www.proacustica.org.br/inad/2017
Inscreva-se aqui para participar da programação na UMAPAZ:
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk