Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente
Parque Raul Seixas comemora seu 33° aniversário
Nesta sexta-feira (21/09) o Parque Raul Seixas completa 33 anos. Localizado em Itaquera e Lajeado, na zona leste, esta região participava do progresso da cidade no início do século passado como fornecedora de frutas e legumes produzidos por seus sítios. Com a evolução da cidade e a intensificação do comércio de lenha, carvão vegetal e tijolos, desenvolveu-se um forte surto populacional. Chácaras foram loteadas e ruas asfaltadas, transformando a aparência do bairro. As edificações que hoje são ocupadas pela administração do espaço e pela Casa de Cultura são remanescentes da fazenda da família Morganti, que produzia carvão na década de 1930. Atualmente, representa a maior área verde junto à COHAB José Bonifácio.
Seu nome é em homenagem ao cantor, músico e compositor brasileiro Raul Seixas, um dos maiores representantes do rock no Brasil. É conhecido por músicas como “Maluco Beleza” e “Ouro de Tolo”. Raul nasceu em Salvador, Bahia, no dia 28 de junho de 1945 e faleceu aos 44 anos em 21 de agosto de 1989.
A infraestrutura do local contempla quadras poliesportivas, churrasqueiras, mesa de xadrez, aparelhos de ginástica, lago com nascente, quadra de bocha e playgrounds com brinquedos apropriados para crianças com deficiência visual, física e cognitiva. Além de abranger também a Casa de Cultura Raul Seixas e um Centro de Convivência e Cooperativa - CECCO (equipamento da Secretaria Municipal da Saúde).
Sua fauna apresenta mais de 40 espécies observadas, sendo em sua maioria aves. Algumas delas são bem-te-vi, cambacica, canário-da-terra-verdadeiro, garça-branca-grande e pequena, joão-de-barro, pardal-doméstico, periquito-rico, diversos tipos de pica-pau, sabiá, beija-flor e os tucanos toco e de bico verde. No lago podemos encontrar cágados-da-orelha-vermelha e carpas.
A vegetação do parque é composta por plantas nativas e não-nativas do Estado de São Paulo, abrangendo eucaliptos e áreas ajardinadas arborizadas. Os destaques de sua flora são as espécies típicas da Mata Atlântica, como a jabuticabeira, goiabeira, pitangueira, quaresmeira, pata-de-vaca, nespereira, antúrio, palmeiras, coqueiros, ipês amarelo e roxo, além do pau-brasil, que está ameaçado de extinção.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk